Como participar

Como participar

 

Para LACNIC é fundamental que a região esteja envolvida nos processos de governança da Internet globais. Portanto, LACNIC participa de um fundo em parceria com outras organizações da região a fim de financiar bolsas de participação à reunião preparatória regional do Fórum de Governança da Internet

(LACIGF) e ao próprio Fórum de Governança da Internet global (IGF).  Em 2012, foram cinquenta e seis as bolsas outorgadas sob esta modalidade.

Além disso, através de seu programa FRIDA e sua modalidade de prêmios, LACNIC financia a participação dos vencedores à reunião preparatória regional do Fórum de Governança da Internet (LACIGF) e ao Fórum de Governança da Internet global (IGF). Dessa forma, Lacnic oferece visibilidade às experiências bem-sucedidas de nossa região e facilita o networking com outros atores em espaços em que são especificamente discutidos os temas liberdade, desenvolvimento, inovação e  acesso no marco da Governança da Internet.

Finalmente, desde 2009, LACNIC é o patrocinador da Escola do Sul de Governança da Internet, cujo objetivo principal é fazer com que os jovens estudantes e profissionais de diversas áreas da América Latina e o Caribe se envolvam no debate da Governança da Internet e possam compreender a sua importância no futuro da Internet.

Organizações e Fóruns Envolvidos nas questões da Governança da Internet

Esta tabela das organizações e fóruns envolvidos nas questões da Governança apresenta uma visão rápida dos diferentes espaços em que a nossa região pode se envolver.

Organizações e Fóruns Quem pode se unir? Quem pode participar?
Programa eLAC 2015 no marco da CEPAL Os estados membros designam representantes para a Mesa de Coordenação de eLAC, onde também há representantes do Setor Privado, Sociedade Civil e Comunidade Técnica da Internet, papel exercido pelo LACNIC". No marco do Plano de Ação eLAC2015, aprovado durante a Terceira Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da América Latina e o Caribe, foi acordada a criação de 14 grupos de trabalho, que são de participação aberta para a Comunidade
LAC-IGF O Comitê de Programa de LACIGF está formado por organizações representantes do Setor Governamental, Setor Privado, Comunidade Técnica da Internet e Sociedade Civil. A participação é aberta aos integrantes da comunidade regional provenientes de todos os setores.
Associação Caribenha de Organizações Nacional de Telecomunicações (CANTO) Podem ser membros plenos as empresas operadoras de telecomunicações. Qualquer organização corporativa que queira mostrar o seu apoio pode se tornar um membro associado. CANTO patrocina inúmeras oficinas de educação e formação, fóruns de discussão e uma Conferência e Exibição de Comércio anuais abertas ao público em geral. Outras atividades nas que participam os governos e ministérios podem ser fechadas e a participação ficar limitada aos membros.
União de Telecomunicações do Caribe (CTU) A membresia é aberta aos Estados (membros de CARICOM ou não) e às empresas do setor privado e organizações da sociedade civil envolvidas no setor das telecomunicações. Grande parte da oferta educativa e muitos dos fóruns de discussão da CTU são abertos ao público. Como a membresia inclui múltiplos e variados atores, outras atividades aproveitam esse fato para facilitar a cooperação regional que visa o avanço dos serviços de informação e telecomunicações para toda a população do Caribe.
Comissãi Interamericana de Telecomunicaçoes (CITEL) Estado membro da OEA. Organizações do setor privado como Membros Associados. A maioria das reuniões são limitadas aos Estados Membro e aos Membros Associados. Encoraja-se a participação do sector privado como Membros Associados. Em geral, os relatórios finais dos comitês de trabalho estão disponíveis publicamente no site da CITEL
União Internacional de Telecomunicações (UIT) Estados membro das Nações Unidas. Estados que não são membros das Nações Unidas. La industria, las organizaciones internacionales y regionales, y el sector académico pueden unirse como miembros de sector, asociados o académicos. Apenas os membros podem participar nos diferentes grupos de estudo e grupos de trabalho, e assistir às reuniões de setor e às conferências mundiais. No site da UIT pde encontrar alguma informação geral, mas, entanto está em discussão e sob revisão, a maior parte da documentação está disponível somente para os membros. A informação final sobre os tratados está disponível para o púbico em geral.
Coorporação da Internet para a Designação de Nomes e Números (ICANN) ICANN não é uma organização baseada em membresia. Tem Organizações de Apoio formadas por representantes eleitos e designados, um Comitê Assessor Governamental e uma Diretoria eleita em parte pela comunidade e pelas organizações de apoio. ICANN organiza anualmente três reuniões, todas abertas ao público. Para participar das reuniões não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição, apenas as despesas de viagem associadas. Também poderão participar à distancia.
Fórum de Governança da Internet (FGI) O FGI é um fórum de diálogo aberto sem componente de membresia. Tanto os governos e a sociedade civil quanto as organizações e os indivíduos podem participar nas oficinas e nas discussões das sessões plenárias gerais. Não há nenhum requisito de ingresso exceto as despesas de viagem associadas à participação no fórum anual. Também poderão participar à distancia.
Fórum de Governança da Internet do Caribe Este fórum é aberto a formuladores de políticas, reguladores, provedores de serviço, provedores de conteúdo, grupos de consumidores, membros da comunidade acadêmica, usuários finais e outros grupos interessados na Internet na região. Reuniões anuais para comprometer os atores com o desenvolvimento de políticas e estruturas adequadas para a governança da Internet no Caribe.
Internet Society (ISOC) A membresia é aberta a qualquer pessoa ou organização que queira apoiar a missão da ISOC. Também existem vários capítulos da ISOC ao redor do mundo com diferentes estruturas de membresia. ISOC oferece informações e materiais educacionais através do seu site e está associada com organizações ao redor do mundo para prover capacitação técnica. A maioria dos recursos da ISOC podem ser usados sem nenhum requisito de membresia.
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) Comitê Assessor Técnico da Internet (ITAC) A membresia de ITAC é aberta a todas as organizações técnicas ou de pesquisa sobre a Internet que apoiem os princípios estabelecidos nos estatutos do ITAC. Os membros do ITAC se reúnem para discutir diferentes questões e oferecer uma perspectiva técnica durante as consultas, convocações e reuniões dos diferentes grupos de estudo da OCDE.