IP e ASN para pesquisa

De acordo com o estabelecido no Manual de Políticas do LACNIC, seção: 10. Política de Alocação de Recursos da Internet para pesquisas e uso experimental: 

“LACNIC realizará alocações experimentais com o objetivo de fomentar a pesquisa e desenvolvimento na região. Para receber uma alocação inicial, o experimento deverá cumprir com uma das seguintes condições: 

  • Estar baseado em um RFC da IETF com categoria experimental.
  • Ser considerado por parte do LACNIC e especialistas externos no assunto, como favorável para o desenvolvimento da região e da tecnologia em geral.” 

Por mais informações, acesse: https://www.lacnic.net/828/3/lacnic/

Solicitações recebidas para fins de experimentação

Nome Resumo Estado Site    Data de publicação    Recursos solicitados
Capacitação sobre o RPKI, BGP e IPv6 

Laboratório RPKI, que terá uma série de equipamentos virtuais acessíveis aos diferentes participantes do experimento/capacitação. Cada um receberá os prefixos públicos IPv6 designados, com seus respectivos ROAs (alguns válidos e outros inválidos) gerados previamente na plataforma pública do LACNIC para esse fim.

Haverá disponível um AS (usando um ASN designado) que será a origem válida das publicações. Os prefixos IPv6 serão publicados desde outro AS público designado, a fim de simular sequestro de rotas e outros cenários. O experimento mostrará esses cenários, colocando possíveis mecanismos para visualizar e mitigar esses eventos, juntamente com seus resultados.

Em análise https://github.com/LACNOG/rpki-labs 27/09/2021 1 bloco /32

Designações para fins de experimentação

Nome Organização Resumo Estado Site Data de designação Recursos designados
Outro experimento para cronometrar a Validação de Origem de Rota (ROV) JP-ROFO-LACNIC -  Romain Fontugne

A Validação de Origem de Rota (ROV) é um processo bastante complexo que envolve dados do RPKI dos cinco RIR, software de código aberto para obter e validar os dados, e diferentes programas nos roteadores para implementar a própria funcionalidade de ROV. Isso já está implementado na Internet, mas ainda existem muitas questões sem resposta sobre as interações das diferentes peças que participam do processo de validação de origem.

O objetivo desses experimentos é compreender melhor o tempo de propagação dos ROA e seu impacto sobre o BGP. 

Designado https://github.com/romain-fontugne/rov-timing 04/11/2021 2801:1e:1800::/48,
2801:1e:1801::/48
CHK_LACNIC