Desenvolvimento de Políticas
LACNIC baseia suas operações em um modelo de autorregularão, no qual as regras (políticas) para o gerenciamento dos recursos da Internet são desenvolvidas pela comunidade em um processo participativo, público, transparente, aberto a qualquer pessoa e embasado no consenso.
A livre participação dos diversos atores permite que as políticas estejam em conformidade com os interesses regionais, salvaguardando os interesses da comunidade como um todo. Todas as propostas são apresentadas e discutidas na lista de correio de políticas, antes de serem levadas aos fóruns para seu consenso.
Uma proposta pode modificar tanto o manual de políticas como o Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP).
O manual de políticas é o documento público que inclui todas as políticas implementadas na nossa região que determinam a forma em que o LACNIC deve administrar os recursos. O PDP valida a criação e a alteração das políticas que o RIR aplica na sua região.
Moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas
Marcela Alejandra Orbiscay, Argentina (finalizando no Fórum Público de Políticas 2025)
Marcela Orbiscay é formada em Sistemas de Informação com especialização em Telemática, trabalha no Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) em Mendoza, Argentina. É membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em TIC da Universidade Tecnológica Nacional (gridTICs), colaborando em pesquisas sobre o IPv6 e a IoT.
Complementando a sua formação técnica, ela é Bacharel em Administração Pública com conhecimentos profissionais no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas.
Hoje faz parte da Comissão Diretiva da Internet Society Argentina e é co-chair da Oficina IETF Day nos Dias Argentinos de Informática. Também é membro do comitê de programa do LACNOG e comoderadora da lista LACNOG da IoT. Colabora como mentora no Programa de Mentoria do LACNIC que promove a participação e liderança das mulheres na comunidade do LACNIC e no ecossistema da Internet.
É participante ativa das reuniões do LACNIC e LACNOG desde 2011.
Sergio Rojas, Paraguai (finalizando no Fórum Público de Políticas 2026)
Seu início na área das tecnologias remonta a 1997, ano em que a Internet inicia a implantação no seu país natal (Paraguai), atuando assim para uns dos ISP pioneiros no mercado. Depois, atuou como responsável TIC para um projeto das Nações Unidas e também como consultor independente para o projeto GTZ de Cooperação Técnica Alemã.
Em 2009, Sergio se juntou à equipe do LACNIC como Líder na área de Serviços de Registro (2009-2020) tendo como uma de suas principais tarefas a gestão dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6 e ASN) para a região da América Latina é o Caribe.
Atualmente mora em Montevidéu, Uruguai e trabalha para a PCH (Packet Clearing House) onde atua como Interconnection Manager & Latin American Outreach.
Ex-Moderadores
- Tomás Lynch, Argentina (2019-2023)
Ariel Weher, Argentina (2018-2022) - Paola Pérez, Venezuela (2017 - 2019)
- Juan Peirano, Uruguay (2016 - 2018)
- Alex Ojeda, Chile (2015 - 2017)
- Carlos Plasencia, Venezuela (2014 - 2016)
- Nicolás Antoniello, Uruguay (2009 - 2015)
- Max Larson Henry, Haití (2010 - 2014)
- Francisco Arias, México (2008-2010)
- Eldert Louisa, Antillas Holandesas (2009 - Interim)
- Christian O'Flaherty, Argentina (2004-2008)
- Germán Valdéz, México (2003)