Políticas (FAQ)

O que é o PDP?

O PDP é o processo de desenvolvimento de políticas. É um processo bottom-up, aberto e transparente, através do qual qualquer proposta apresentada por uma pessoa da comunidade pode se tornar uma política e ser aplicada pelo LACNIC como uma norma a mais para administrar os recursos da Internet.

Mais informação sobre o PDP aqui.

Como é desenvolvida uma política?

Qualquer membro da comunidade pode propor uma política, que será discutida na lista pública de políticas e no fórum público de políticas. Se o processo for concluído, a mesma se tornará uma política do LACNIC.

Mais informação aqui.

Como propor uma política?

Deve assinar a lista de políticas e depois acessar aqui https://politicas.lacnic.net/politicas/new para subir a sua proposta. Se precisar de ajuda pode entrar em contato com um tutor de políticas. Para isso mande um e-mail para info-politicas@lacnic.net

O que é a lista pública de políticas?

É uma lista pública de distribuição de correios eletrônicos, onde são discutidas questões relacionadas com as políticas do LACNIC e que qualquer pessoa pode assinar.

Mais informação aqui.

Quais são as propostas de políticas que estão sendo discutidas na atualidade?

Aqui você poderá encontrar uma lista das propostas que estão sendo discutidas atualmente.

Como e quem aprova uma política?

Há duas formas de discutir uma proposta de política:  remota e presencial. A primeira é através da lista pública de políticas e a segunda durante o fórum de políticas nos eventos do LACNIC.
Antes de que uma proposta seja apresentada no fórum de políticas precisa passar primeiro por um processo de discussão de pelo menos uma semana na lista de políticas.

Uma vez que uma proposta tenha sido discutida ao menos durante 8 semanas e após ter sido apresentada no fórum de políticas, os moderadores decidirão se a proposta atingiu consenso. Se a proposta tiver alcançado consenso, passará a um período de últimos comentários por mais 4 semanas.

Após esse período, os moderadores discutem se houve consenso e se houver, a mesma deve ser ratificada pela Diretoria do LACNIC para tornar-se uma política a ser implementada.

Quem é o moderador do fórum de políticas e quais suas funções?

Os moderadores são pessoas da comunidade que, de forma honorária, moderam as discussões relacionadas com políticas, tanto na lista como durante o FPP.

Existem dois moderadores do fórum de políticas e suas funções são:

Conduzir e preparar a discussão do fórum público de políticas. A condução será realizada por um dos moderadores, podendo se revezar com outro durante o evento.

  1. Conduzir a lista pública de políticas e o PDP em geral.
  2. Avaliar e sugerir pequenas alterações aos textos propostos durante o fórum público de políticas antes de ser chamado para o consenso.
  3. Avaliar e sugerir consenso na discussão de políticas.
  4. Sugerir a conclusão da discussão de um assunto em particular na lista pública de Políticas.
  5. Decidir abandonar uma política.
  6. Convocar a criação de Grupos de Trabalho na lista pública de políticas.
  7. Receber comentários da equipe do LACNIC sobre vários aspectos de uma proposta de política. Esses comentários podem se referir, por exemplo, à edição do texto usado sobre o custo da implementação de uma proposta, aos aspectos legais ou à localização de uma proposta no documento de políticas do LACNIC.

Como assinar a lista de políticas?

Qualquer pessoa pode assinar a lista pública de políticas através do seguinte link https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Como posso me candidatar para moderador do fórum de políticas?

As chamadas para candidatar-se a moderador do PDP são realizadas na lista pública de políticas, por isso é aconselhável assinar a lista. Essas chamadas serão realizadas antes do FPP, quando encerra o período de algum dos moderadores.

O período de serviço será de dois anos de vigência intercalados, com possibilidade de renovação limitada.

O candidato deverá ser associado ao LACNIC ou ser nomeado por um associado do LACNIC. Para nomear ou autonomear-se deve seguir as instruções indicadas na convocatória de candidatos.
Para mais informações sobre a eleição de moderadores, acesse a seção 2.2.3 do PDP.

Como expressar se estou de acordo ou não com as políticas apresentadas?

É possível participar da discussão de uma proposta através da lista pública de políticas (é necessário ser assinante) ou do FPP. Neste fórum dá para participar de forma presencial ou através do chat.
Por último, há um período durante o qual serão recebidos, através da lista pública de políticas, comentários finais sobre a proposta.

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC