Chamada 2021

Projetos selecionados 2021

Os destaques da edição 2021 do Programa Líderes 2.0 

Promoção do trabalho em uma das cinco áreas possíveis da governança da Internet, destacando as nuances que sua comunidade enfrenta Acesso a financiamento de até USD 1500 Acesso a um mentor com conhecimento sobre questões globais da governança da Internet
Período de três meses para a realização de um mini projeto de pesquisa O trabalho resultante será publicado no site do LACNIC e divulgado através de seus canais de comunicação Reconhecimento regional de sua propriedade intelectual e sua opinião sobre uma questão enfrentada por sua comunidade

Introdução 

Ao desenvolver respostas para gerenciar a COVID-19, preservar o bem-estar de todos os cidadãos, e ao mesmo tempo manter seus meios de subsistência, as questões digitais e a forma como são governadas, sem dúvida, permanecem na vanguarda. 

A segunda edição 2021 do Programa Lideres 2.0 continua fornecendo suporte fundamental para as iniciativas nacionais e regionais sobre Governança da Internet (NRI) para que promovam a conscientização sobre essas questões na região e até mesmo no mundo todo.

Objetivo 

O objetivo do programa é oferecer financiamento e mentoria aos candidatos selecionados para que desenvolvam pesquisas e apresentem um conhecimento mais detalhado sobre tópicos selecionados de governança da Internet, conforme percebidos em suas comunidades.

O Líderes 2.0 continuará priorizando o trabalho intersessional, as comunidades subrepresentadas e os intercâmbios entre pares, enquanto fornece uma plataforma para que as vozes dos candidatos selecionados sejam ouvidas.

LACNIC não apoiará explicitamente nem se responsabilizará pelas opiniões ou pelo conteúdo produzido nas entregas finais. 

Áreas temáticas 

A Internet e a pandemia: impactos sobre os direitos humanos

Os direitos humanos são fundamentais para formular respostas à pandemia; essas respostas devem respeitar o progresso alcançado em relação aos direitos da Internet. Neste segundo ano de pandemia, ainda há compromissos entre as respostas à pandemia e o gozo dos direitos humanos?

Os projetos nesta área podem abordar, entre outras coisas: a liberdade de expressão perante a censura, a proteção de dados e a privacidade, as questões de gênero, a vigilância on-line, o acesso a informações verdadeiras, o tratamento de notícias falsas e a democracia. 

Inclusão digital

A pandemia expôs as lacunas digitais que existem na nossa região. A oportunidade digital, quer dizer, a capacidade de aproveitar a Internet para obter benefícios socioeconômicos, continua sendo muito desigual entre os diferentes países e dentro deles. As desigualdades para quem não tem acesso à Internet poderiam piorar se as estratégias para diminuir essa lacuna não forem consideradas.

Os projetos nesta área podem abordar tópicos como a conexão das pessoas mais velhas, a conexão dos grupos marginalizados, um acesso à Internet acessível e de qualidade, a educação à distância equitativa para as crianças, as habilidades digitais e o acesso equitativo à cibersaúde.

Segurança e confiança

Conforme reconhecido pelo Fórum de Governança da Internet, a confiança no mundo digital é um pré-requisito para que a Internet desenvolva o seu potencial como uma ferramenta de empoderamento, um canal para a liberdade de expressão e um motor de desenvolvimento econômico. As abordagens colaborativas que reconhecem as funções e responsabilidades dos sistemas e usuários são essenciais para gerar confiança e segurança, e assim poder lidar com os efeitos dos atores maliciosos. Os ataques cibernéticos aumentaram em 2020, tornando os planos de segurança cibernética mais críticos tanto em nível organizacional quanto nacional.

Os projetos nesta área podem abordar entre outras questões, a higiene cibernética; a confiança e a mídia; as práticas e padrões de segurança cibernética; a segurança digital para todos; os impactos econômicos e técnicos dos incidentes de segurança cibernética, e a segurança, estabilidade e resiliência da infraestrutura da Internet. 

A Internet e a produtividade

Uma resposta de emergência típica nos cenários da COVID-19 em todo o mundo foram as medidas de confinamento e teletrabalho. Essas tentativas de manter a produtividade e o bem-estar das pessoas tiveram o efeito desejado em face de perdas de empregos, aumento de dívidas e falências de negócios? A OCDE afirma que o teletrabalho poderia se manter como uma característica permanente no futuro, o que coloca em perspectiva a possibilidade de políticas públicas "de baixo para cima" que padronizem esta prática.

Os projetos nesta área podem abordar, entre outras questões, os nômades digitais e a pandemia, a disseminação das práticas de teletrabalho em nível nacional e organizacional, os trabalhadores independentes remotos nos mercados globais, o impacto da pandemia na terceirização dos processos de negócios (BPO) e as novas relações empregador-empregado resultantes do teletrabalho. 

Fortalecimento e expansão das NRI

Qual é o lugar das NRI nos debates nacionais, regionais e globais? Que nível de evolução e impacto estão experimentando?

Embora a pandemia apresentou obstáculos para a organização desses fóruns, muitos estão em um ponto de maturidade. No entanto, alguns modelos de NRI não são mais atraentes, pelo que são obrigadas a evoluir para novos formatos e implementar mudanças estratégicas para manter sua relevância nas discussões.

O objetivo desta área temática é pesquisar as tentativas colaborativas das NRI para ganhar mais visibilidade e realizar um trabalho intersessional (além dos eventos) que lhes permita continuar contribuindo e alcançar uma voz consolidada nos espaços de discussão em nível regional e global. Também, analisar o trabalho das NRI em termos dos modelos híbridos (debates on-line + off-line) e a proeminência percebida das NRI no IGF global. Os projetos nesta área podem também abordar diferentes aspectos organizacionais das NRI.

Quem pode se candidatar?

  • Qualquer pessoa que tenha estado envolvida na governança da Internet dentro de sua comunidade e/ou que possa demonstrar uma grande capacidade para conduzir uma pesquisa sucinta e de qualidade. Por exemplo, coordenadores das NRI, estudantes universitários, pesquisadores acadêmicos, jornalistas, formuladores de políticas, pesquisadores independentes e comunidades técnicas, entre outros.
  • Candidaturas de pessoas individuais e colaborações entre várias pessoas serão aceitas.

Quais são os critérios de seleção?

Os critérios que o Comitê de Seleção aplicará são os seguintes:

  • Alinhamento com as cinco áreas temáticas a serem financiadas
  • Coerência na definição do problema
  • Originalidade
  • Diversidade geográfica
  • Diversidade de partes interessadas (quando haja colaboradores)

Os projetos devem ser únicos e não devem duplicar os corpus de pesquisa existentes sobre questões de governança da Internet regional, mas sim complementar o conhecimento existente na área.

O Líderes 2.0 continuará priorizando o trabalho intersessional, as comunidades subrepresentadas e os intercâmbios entre pares.

Aconselhamos os candidatos a evitarem as questões relacionadas à política interna, religião e/ou qualquer argumento discriminatório que seja injustamente direcionado e prejudique qualquer parte interessada em sua comunidade local.

Líderes 2.0 não financiará

  • Inscrições originadas fora da América Latina e o Caribe (deverão demonstrar claramente seu interesse na região)
  • Organizações políticas ou religiosas
  • Atividades promocionais para corpus de pesquisa existentes
  • Complementos para outras bolsas de pesquisa (o LACNIC prevê publicar as entregas finais no seu site sem reservas)
  • Atividades com fins lucrativos
  • Despesas não relacionadas à realização da pesquisa e divulgação de seus resultados

Os vencedores das edições anteriores do Programa Líderes deverão esperar no mínimo dois (2) anos antes de se candidatarem novamente.

Como é o processo de seleção?

  • Os candidatos devem acessar lideresform.lacnic.net, onde deverão preencher e enviar um formulário on-line. Durante o processo de candidatura, espera-se que os candidatos forneçam uma descrição geral breve do problema percebido (colocação do problema), juntamente com um esboço da abordagem que usarão para pesquisar o problema e os formatos em que pretendem capturar e divulgar suas descobertas.
  • As candidaturas serão avaliadas com base nos critérios pré-estabelecidos pelo Comitê de Seleção.
  • Depois que os candidatos forem informados se as candidaturas foram aceitas ou não, receberão um mentor/a - uma pessoa de destaque na América Latina e o Caribe que participa da governança da Internet.
  • Depois o candidato deverá assinar o acordo estabelecido com o LACNIC.
  • A partir desse momento, o candidato/a deverá programar suas tarefas, incluindo controles com seus mentores durante o período de três meses.
  • Ao final do período de três meses, os candidatos deverão apresentar seu trabalho ao Comitê, que garantirá que seja consistente com o plano traçado durante o processo de candidatura e de alta qualidade.
  • Os resultados podem ser apresentados em formatos diferentes - uma postagem única, vídeos, animações, um conjunto de brochuras digitais, uma série de podcasts e infográficos, entre outros.
  • Os candidatos serão informados se o trabalho for aprovado conforme apresentado, ou serão informados das recomendações que deverão implementar no prazo de três semanas.

Assim que o trabalho final for apresentado e aprovado, será publicado no portal de projetos do Programa Líderes.

Quem são os membros do Comitê de Seleção e futuros mentores?

  • Raquel Gatto
  • Nigel Cassimire
  • Alejandra Erramuspe
  • Julián Casasbuenas

Este grupo de especialistas em governança da Internet atuará tanto como Comitê de Seleção quanto como mentores.  Como comitê, será responsável pela seleção das pesquisas; em relação ao seu trabalho como mentores, eles irão orientar o processo de pesquisa, validando conceitos e aconselhando sobre como apresentar seus achados.

O que acontece quando as entregas finais são enviadas?

O LACNIC dará lugar de destaque aos candidatos selecionados e seus trabalhos no portal de governança da Internet do Projeto Lideres a partir do primeiro semestre de 2022. O LACNIC também publicará diferentes materiais de comunicação (notas de imprensa, anúncios, etc.). No entanto, o LACNIC não apoiará nem será responsável pelas opiniões ou conteúdos expressos em cada trabalho.

Datas importantes

Abertura da chamada 27 de julho de 2021
Encerramento da chamada 27 de agosto de 2021
Avaliação das propostas pelo Comitê de Seleção 1 a 8 de setembro de 2021
Comunicação das propostas selecionadas / Início dos projetos de pesquisa 10 de setembro de 2021
Primeira entrega dos resultados da pesquisa ao Comitê de Seleção 22 de novembro de 2021
Entrega final dos resultados da pesquisa ao Comitê de Seleção 6 de dezembro de 2021
Publicação e promoção dos projetos a partir de 1º de fevereiro de 2022
CHK_LACNIC