Oficina: A arte de moderar; preparação para futuros moderadores de políticas

  Data Horário Duração
Registro  16 dez  17:00 UTC  150 min

A oficina tem disponível serviço de interpretação simultânea em espanhol, inglês e português.

Público

Todas as pessoas da comunidade do LACNIC interessadas em conhecer as características do papel do moderador do Fórum Público de Políticas, suas funções e os desafios que surgirem.

Resumo

Nesta oficina, além de apresentar a função de moderador do Fórum Público de Políticas, serão oferecidas aos interessados ferramentas práticas que lhes permitam moderar, de forma efetiva, reuniões de trabalho, fóruns, debates e, em geral, qualquer processo de tomada de decisões em equipe. 

Os participantes irão aprender a identificar os verdadeiros interesses por trás das posições levantadas no debate, serão capazes de definir os objetivos com base nas diferentes expectativas e fazer um encerramento da discussão ou debate suscitado.

Conteúdo da oficina

1. Papel do moderador: Fluxo de informações. Preparação: análise prévio das questões a serem abordadas. Reunião estruturada (não rígida): apresentações e regras de funcionamento. Participação ativa e troca de opiniões. Avaliação do estado do debate e das condições para o seu encerramento.

2. Interesses coletivos e individuais: Posições vs. Interesses. Legitimidade do interesse individual e sua relação com o interesse coletivo. O que se quer realmente? Por que? Para que? 

3. Objetivos organizacionais: Como o processo é otimizado em um contexto de interesses conflitantes? Assertividade na discussão e análise.

4. Opções criativas: Propostas contêm opções para satisfazer interesses. Opções ótimas ao serviço do interesse coletivo.

5. Dificuldades que podem se apresentar. Público hostil, apático ou inexperiente. Palestrantes complexos (posicional, compositor, diplomático, agressivo, sábio, falante, desafiador). Vieses cognitivos (comprometimento com a postura inicial, excesso de confiança, ilusão de superioridade, otimismo e controle, viés de confirmação, preferência pelo status quo, ilusão de unanimidade, pensamento de grupo). 

Instrutor

Gabriel Vallone é Contador Público e Economista, MBA pela Universidade de Barcelona, estudou Negociação na Escola de Leis de Harvard e obteve o certificado pela Escola de Engenharia de Stanford em Decisões Estratégicas e Gerenciamento de Riscos. Trabalhou em cargos de gerência e como consultor de negócios e há mais de duas décadas ministra cursos, oficinas e conferências sobre negociação, comunicação persuasiva, qualidade no atendimento ao cliente, liderança e tomada de decisões estratégicas, tanto em nível acadêmico quanto em empresas.

CHK_LACNIC