Eleições Co-Moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas 2023

Candidatos

Marcela Alejandra Orbiscay

INFORMAÇÕES DO CANDIDATO:

  • Nome do candidato: Marcela Alejandra Orbiscay
  • País de residência: Argentina
  • Nome da organização: GridTICs UTN
  • Biografia: Marcela Orbiscay é formada em Sistemas de Informação com especialização em Telemática, trabalha no Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) em Mendoza, Argentina. É membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em TIC da Universidade Tecnológica Nacional (gridTICs), colaborando em pesquisas sobre o IPv6 e a IoT.

Complementando a sua formação técnica, ela é Bacharel em Administração Pública com conhecimentos profissionais no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas.

Hoje faz parte da Comissão Diretiva da Internet Society Argentina e é co-chair da Oficina IETF Day nos Dias Argentinos de Informática. Também é membro do comitê de programa do LACNOG e comoderadora da lista LACNOG da IoT. Colabora como mentora no Programa de Mentoria do LACNIC que promove a participação e liderança das mulheres na comunidade do LACNIC e no ecossistema da Internet.

É participante ativa das reuniões do LACNIC e LACNOG desde 2011.

INFORMAÇÕES DE QUEM CANDIDATA:

  • Motivos da candidatura: Marcela é membro do grupo de I&D gridTICs (Mendoza, Argentina) há mais de 13 anos e demonstrou ser uma excelente colaboradora, altamente competente na área da padronização e governança da Internet. Além disso, pode-se mencionar que está especialmente comprometida com os princípios de fazer com que a Internet seja saudável para as gerações futuras.
  • Nome da pessoa que nomeia: Gustavo José Mercado (GUM9)
  • Organização: AR-GUFR-LACNIC - GRIDTICS UTN FRM
Tomás Lynch

INFORMAÇÕES DO CANDIDATO:

  • Nome do candidato: Tomás Lynch
  • País de residência: Estados Unidos
  • Nome da organização: Título Pessoal
  • Biografia: Tomás Lynch é engenheiro eletrônico pela Universidade de Buenos Aires, Argentina com mestrado em gerenciamento pela FIU. Embora não pareça, ele tem mais de 25 anos de experiência na área das telecomunicações especializada na região da América Latina. Trabalhou principalmente como engenheiro de redes na ImpSat (hoje Cirion), Ericsson, Globenet, Claro e atualmente trabalha como Sênior Network Architect na Vultr. Participa regularmente das reuniões do LACNIC e LACNOG, tendo sido membro do comitê de programa deste último e comoderador do FPP do LACNIC por 4 anos. Seus interesses são o desenvolvimento de uma Internet aberta e abrangente na região. Ele passa seu tempo livre com sua família e sua coleção de selos.

INFORMAÇÕES DE QUEM CANDIDATA:

  • Motivos da candidatura: Pelo seu desempenho excelente como moderador do PDP.
  • Nome da pessoa que nomeia: Ariel Weher
  • Organização: AR-AOGE-LACNIC / AR-ASWE-LACNIC
Salvador Bertenbreiter

INFORMAÇÕES DO CANDIDATO:

  • Nome do candidato: Salvador Bertenbreiter
  • País de residência: Peru
  • Nome da organização: Perú IX (PIT Peru sac)
  • Biografia: Salvador é cofundador e CEO do Peru IX e PIT Colômbia, os pontos de troca de tráfego neutro do Peru e da Colômbia, respectivamente. Ele tem mais de 20 anos de experiência ajudando ISP e WISP da América Latina, África e Europa a desenvolverem uma Internet melhor nas suas comunidades. Antes, ele trabalhou por quase 10 anos na Ubiquiti Networks em cargos técnicos e fundou vários ISP no Chile e no Equador.

INFORMAÇÕES DE QUEM CANDIDATA:

  • Motivos da candidatura: Gostaria de me candidatar para esta posição a fim de apoiar o desenvolvimento das novas políticas que a comunidade queira implementar; no meu dia a dia tenho muito contato com pequenos e médios ISP, portanto, conheço muito bem a realidade deles e poderia contribuir com um novo ponto de vista. Sou apaixonado pelas redes e um evangelista ativo do BGP de segunda a domingo. Obrigado por me considerar.
  • Nome da pessoa que nomeia: Salvador Bertenbreiter
  • Organização: Perú IX (PIT Peru sac)

Perguntas e comentários aos candidatos:

Nome: Jordi Palet Martinez

Organização: The IPv6 Company

País: Espanha

Candidatos selecionados: Marcela Alejandra Orbiscay

Pergunta: Você poderia especificar qual foi a sua participação até o momento, exemplos de propostas em cujas discussões você tenha participado na lista de políticas, etc.?

Resposta:

Caro Jordi, muito obrigada pela consulta.

Embora não tenha participado ativamente da lista de discussão de políticas do LACNIC no passado, eu sou assinante dela há vários anos e me mantenho informada sobre os temas que são discutidos.

Sou uma participante ativa da comunidade do LACNIC desde 2011, o que me deu uma ampla perspectiva e experiência. Ao longo desses anos, participei de vários eventos e Fóruns de Políticas de forma presencial e virtual, o que me permitiu conhecer de perto as necessidades e os desafios da comunidade. Também participei de discussões informais sobre a governança da Internet na região.

Tenho a oportunidade de coordenar grupos de trabalho e participar do comitê de programa do LACNOG, interagindo com uma ampla variedade de atores, incluindo provedores de serviços da Internet, pesquisadores, acadêmicos e representantes do setor público.

Minha formação e experiência em Administração Pública, somada aos meus conhecimentos técnicos, me proporcionam uma sólida compreensão do desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas, o que acredito pode ser aplicado de forma valiosa na discussão e elaboração das políticas do LACNIC. Comprometo-me a participar ativamente e contribuir com meus conhecimentos e habilidades para o benefício da comunidade.

Acredito que a minha experiência e formação me permitem dar uma valiosa contribuição ao processo de desenvolvimento de políticas do LACNIC, e estou motivada a trabalhar em colaboração com outros associados para melhorar o processo, incentivar a participação de novos associados e promover a diversidade.

Com melhores cumprimentos,

Marcela Orbiscay

Nome: Jordi Palet Martinez

Organização: The IPv6 Company

País: Espanha

Candidatos selecionados: Salvador Bertenbreiter

Pergunta: Você poderia especificar qual foi a sua participação até o momento, exemplos de propostas em cujas discussões você tenha participado na lista de políticas, etc.?

Resposta:

Olá, Jordi:

Eu espero que você esteja muito bem. Obrigado pela sua pergunta. Eu participei como ouvinte de diversas discussões e com comentários específicos sobre a política LAC-2022-3 em relação à Gestão de recursos recuperados com origem na reserva de infraestrutura crítica durante o último evento do LACNIC. Embora a minha participação ativa tenha sido limitada até o momento, gostaria de poder contribuir mais e é por isso que estou me candidatando para essa posição. Saudações, Salvador

Nome: Jordi Palet Martinez

Organização: The IPv6 Company

País: Espanha

Candidatos selecionados: Tomás Lynch

Pergunta: Você poderia especificar qual foi a sua participação até o momento, exemplos de propostas em cujas discussões você tenha participado na lista de políticas, etc.?

Resposta:

Eu sou comoderador do FPP desde 2019: como moderador durante esse período tive a oportunidade de conhecer mais sobre o manual de políticas e o processo do FPP. Anteriormente, participei, ou pelo menos acompanhei de perto, de diferentes discussões tanto em correios quanto no fórum presencial, algumas das quais me lembro são LAC-2019-1, LAC-2018-9, LAC-2015-6, entre outras.

CHK_LACNIC