Eleições 2022: Comissão Fiscal

Importante: A Diretoria recomenda abster-se de enviar propaganda eleitoral mediante mensagens massivas aos contatos obtidos da BD do LACNIC. Lembra também que as listas de e-mails do LACNIC são para temas específicos, razão pela qual estas listas não deverão ser utilizadas para o envio de propaganda eleitoral.

Chamada para candidatos

Cargos e funções

Está aberta a chamada para preencher um cargo na Comissão Fiscal do LACNIC.

Esta comissão é formada por três membros cujos cargos são voluntários (não remunerados) e seus mandados duram três anos.

Seus membros são responsáveis por supervisionar a documentação contábil e validar os documentos financeiros do LACNIC apresentados na Assembleia anual de associados.

Para saber mais sobre as funções desta comissão, convidamos vocês a assistirem ao seguinte vídeo:

Tarefas operacionais e participação presencial

Para conhecer com mais profundidade as tarefas desenvolvidas durante o ano e sua disponibilidade para participações presenciais (viagens gerenciadas por LACNIC), convidamos vocês a assistirem à apresentação da Comissão Fiscal durante a Assembleia Anual de Associados no LACNIC 37 (Cali, Colômbia): 

Como a apresentação é em espanhol, traduzimos os destaques mencionados por cada um dos membros da comissão:

Adriana Ibarra:

“De modo bem prático, a nossa intenção é comunicar quais são nossas funções, vamos dar alguns exemplos e também referências para quem queira rever um pouco mais quais são nossas atribuições e queira aprender ou participar mais da comissão...".

“Nós viajamos uma vez por ano para os escritórios do LACNIC e passamos aproximadamente um dia e meio lá, tendo várias reuniões que vamos mencionar agora para expressar de forma mais prática as funções que desempenhamos…”.

“Ponto importante: um membro da Comissão Fiscal também participa como membro do Comitê de Ética...”.

Hernán Arcidiácono:

"Temos a apresentação da Diretoria Executiva, a mesma que vocês receberam com as atividades e objetivos do LACNIC, alinhados com o novo plano estratégico 2022-2025...".

“Todos os anos, quando terminamos, fazemos um documento para a Diretoria em que contamos as coisas de destaque que vimos e também fazemos sugestões… E no ano seguinte analisamos o que aconteceu com essas sugestões…”.

“Assistimos à apresentação do balanço financeiro feito pelo LACNIC e auditores externos com os quais nos reunimos posteriormente...”.

“Recebemos as atualizações de processos e políticas e, com base nesses processos de políticas, fazemos uma amostragem para verificar o cumprimento e, por último, fazemos uma reunião de feedback com os diretores presentes e com a Direção Executiva para contar-lhes as coisas que destacamos e fazer sugestões, e de alguma forma dar um encerramento…”.

Aristóteles Dantas:

“Vou falar agora sobre o Parecer que fizemos em nosso trabalho em março na sede do LACNIC…”.

“É emitido um parecer relativo às demonstrações contáveis correspondentes ao exercício finalizado em 31 de dezembro de 2021 e relatório de auditoria independente. Conclusões...”.

“Foi revisto o resultado da auditoria das demonstrações financeiras do exercício findo em 31 de dezembro de 2021. Realizado pela firma KPMG, na qualidade de auditor independente. O resultado de tal auditoria foi favorável e as demonstrações contábeis referidas apresentam razoavelmente em todos seus aspectos significativos, a situação patrimonial do LACNIC...”.

“Derivado da análise realizada pela Comissão Fiscal sobre o relatório do auditor independente e a documentação apresentada por ou requerida ao LACNIC, concluímos que os dados apresentados refletem razoavelmente a situação patrimonial do LACNIC...”.

“Pelo que aconselhamos a sua aprovação por parte da Assembleia Geral em conformidade com o Estatuto do LACNIC. Obrigado”.

Candidatos

Devem ser cidadãos dos países ou dos territórios da região de abrangência do LACNIC.

Não poderá haver mais de um membro que seja cidadão de um mesmo país ou território da região (*).

Não poderá haver mais de um membro que esteja vinculado por motivos de emprego ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização.

Os candidatos podem pertencer ou não à organização que envia a nomeação (auto nomeações estão permitidas).

(*) De acordo com o estatuto, a Comissão Eleitoral não pode ter mais de um integrante que seja cidadão de um mesmo país, portanto nestas eleições não será possível a candidatura de cidadãos da Argentina nem do México.

Os detalhamentos sobre a incompatibilidade para integrar esta comissão estão no documento:

Estatuto do LACNIC

As candidaturas são verificadas pela Comissão Eleitoral e baseadas no regulamento:

Regulamento de incompatibilidades, Capacidades e Idoneidades

Quem pode apresentar um candidato

Um sócio do LACNIC: Provedores de Internet (ISP), Usuários Finais ou Sócio Fundador.

A nomeação deve ser enviada através do contato responsável pela entidade designado na base de dados do LACNIC (Nic Brasil – Nic México): contato de associados.

A organização que nomeia deve estar em dia com o pagamento da renovação anual.

Cada organização pode apresentar apenas um candidato por vaga.

Formulário de candidatura 

Encerramento do período de recebimento de candidaturas*: 22 de junho às 18h UTC 

*Ao finalizar o período de recepção de candidaturas, cada candidatura deverá ter completado os três documentos necessários para a análise da Comissão Eleitoral: 1) formulário de candidatura, 2) questionário de incompatibilidades, capacidades e competências e 3) formulário de biografia, foto e perguntas aos candidatos.

Enviar

Por mais informação: membresia@lacnic.net

CHK_LACNIC