Seis selecionadas pelo programa de mentoria do LACNIC

28 de outubro 2020

O projeto IT Women do LACNIC anuncia a seleção das primeiras seis participantes de sua primeira edição do programa de mentoria. Esta iniciativa visa aumentar o impulso profissional de mulheres da comunidade técnica da Internet da América Latina e o Caribe, promovendo seu envolvimento nos espaços de participação do LACNIC.

“O programa de mentoria é uma iniciativa nova de IT Women que estamos fazendo pela primeira vez em 2020. Com este projeto, esperamos aproximar uma nova geração de mulheres técnicas do LACNIC, estimulá-las a produzir conhecimento sobre gestão de redes e implantação de padrões da Internet na região, e incentivá-las a ter um papel mais ativo na comunidade do LACNIC”, afirmou Carolina Caeiro, Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento do LACNIC.

A primeira edição do programa selecionou María Jesús Cresci Barrientos, Dalia Kelly Terán Arévalo, Sanie Elizabeth Benitez, Yisel Elena Tamayo Betancourt, Vanessa de Oliveira Mello e Jaqueline Pereira da Silva, que apresentaram propostas para a produção de trabalhos técnicos com desafios, experiências e soluções sobre a estabilidade e segurança da Internet. Cada uma delas será acompanhada por um mentor da comunidade técnica.

Jaqueline Pereira da Silva do Brasil colocou o projeto “Estudo de caso: Implementação da arquitetura BGP RPKI em um ambiente Juniper no ASN da UFPR, a fim de verificar a eficácia na mitigação de ameaças à Segurança da Informação do Sistema”. Sua proposta ficará sob a mentoria de Wanda Pérez.

Vanessa de Oliveira Mello do Brasil propus pesquisar a “Automação de redes: idempotência na configuração de um AS” e terá a Carlos Martínez como mentor.

Yisel Elena Tamayo Betancourt, de Cuba, apresentou como projeto “Modelo de gestão e controle de disponibilidade a automação dos processos de monitoramento da infraestrutura tecnológica”. Seu mentor será Álvaro Retana.

Sanie Elizabeth Benítez, do Paraguai, foi selecionada com sua iniciativa "Habilitar novo ASN e prefixos IPv4 e IPv6 e distribuí-los pela rede GPon". Durante o período de mentoria, ela será apoiada por Max Larson Henry.

A colombiana Dalia Kelly Terán Arévalo terá Nathalia Sautchuk como mentora para realizar sua pesquisa "Análise da segurança em redes de informação IPv6 em um ambiente virtualizado"

Por último, María Jesús Cresci Barrientos, do Uruguai, quer pesquisar "Protocolos e plataformas de software para o desenvolvimento eficaz da IoT". Neste caminho será acompanhada pela mentora Marcela Orbiscay.

Os mentores acompanharão as selecionadas na produção dos seus trabalhos técnicos durante o período de mentoria que vai de novembro deste ano a abril de 2021.

As participantes selecionadas no programa de mentoria também receberão treinamento complementar em comunicação efetiva, do especialista Gabriel Vallone, e em gestão do tempo e liderança, dos autores do livro “La Fábrica del tiempo” (A fábrica do tempo), Martina Rua e Pablo M. Fernández. Também terão a oportunidade de apresentar os resultados de seus trabalhos em uma sessão organizada pela IT Women no evento LACNIC 35.

Da mesma forma, foi decidido nesta edição fazer uma menção especial às finalistas que não foram selecionadas: Débora Santos do Brasil, Renata Frez de Lima do Brasil, Mylena Vélez de Cuba, Marisol Martins Barros do Brasil e Ruck Mirleck Rivero da Venezuela. Tanto as cinco finalistas quanto os seis perfis selecionados para o programa de mentoria terão acesso gratuito a todos os cursos do Campus do LACNIC, bem como acesso gratuito ao LACNIC 35.

Mais informações aqui.

CHK_LACNIC