O RPKI e IRR contribuem para reduzir sequestros de rotas
O crescente uso do Sistema de Certificação de Recursos (RPKI) na região, o desenvolvimento do Registro de Roteamento da Internet (IRR do LACNIC) e a colocação em andamento do Validador FORT contribuíram para a redução dos sequestros de rotas na América Latina e o Caribe, segundo pesquisa da área de Tecnologias do LACNIC (https://www.labs.lacnic.net/panoramica_sobre_secuestros_de_redes_ip/).
Graças à contribuição dessas e outras ferramentas para suas organizações associadas, o LACNIC está desempenhando um papel fundamental na redução dos sequestros de endereços IP na região.
Nesse sentido, o LACNIC adicionou a seu serviço do RPKI, o Validador FORT, desenvolvido conjuntamente com o NIC.mx. O Validador FORT -como o sistema RPKI- é um sistema que valida a origem das rotas por meio de objetos assinados digitalmente, impedindo assim que terceiros falsifiquem as informações e desviem o tráfego para seus sites com fins maliciosos.
Para ajudar a melhorar o sistema de roteamento, o LACNIC também lançou o seu Registro de Roteamento da Internet (Internet Routing Registry do LACNIC), um banco de dados que permite a um operador expressar sua política de roteamento e expô-la publicamente para que outros atores possam usá-la para configurar seu equipamento (https://lacnic.zendesk.com/hc/es/categories/360002625214-Internet-Routing-Registry).
Esses serviços devem ser adicionados às capacitações sobre segurança de roteamento nos eventos anuais do LACNIC e ao desenvolvimento de cursos no Campus do LACNIC.
Convidamos os associados a usarem todas as ferramentas disponíveis para reduzir o risco de sequestro de rotas na região.