Chamado a candidatos para ocupar três posições na Diretoria de LACNIC (2018)

Resultado

De acordo com o estabelecido nos estatutos de LACNIC e no calendário deste processo eleitoral, entre as datas de 12 e 19 de outubro de 2018, procedeu-se à votação online para a eleição de candidatos a ocupar três cargos na Diretoria de LACNIC.

Finalizado o período de votação e sua correspondente auditoria por parte da Comissão Eleitoral e cada organização votante, os candidatos eleitos são:

De acordo com o Estatuto de LACNIC (e o Regulamento de Incompatibilidades, Capacidades e Idoneidades):

“Não poderá haver mais de dois Diretores que sejam cidadãos de um mesmo país ou território da região.”

Por essa razão, os candidatos Hartmut Richard Glaser e Rafael Gomes de Cresci, quem originalmente ocupam o terceiro e o quarto lugares nas votações, não resultaram eleitos por ter a mesma cidadania do candidato Evandro Antonio Ramos Terra Varonil de Sousa e do atual integrante da Diretoria, Wardner Maia.

Resultado completo

Candidatos Votos recebidos %
Evandro Antonio Ramos Terra Varonil de Sousa (Evandro Varonil) 2835 30%
Alejandro Guzman 1367 15%
Hartmut Richard Glaser 1299 14%
Rafael Gomes de Cresci 1191 13%
Julian Esteban Lescano Cameriere (Esteban Lescano) 1105 12%
Nicolas Antoniello 500 5%
Sergio Manuel Murillo Saldaña 314 3%
Rafael Antonio Ibarra Fernández (Lito Ibarra) 296 3%
Ezekiel George Gobin 165 2%
Abstención / Abstention / Abstenção 162 2%
Rafael Luis Galarza Porras 90 1%
Total de entidades que votaram: 1935 Total de votos: 9324 100%
  • Total de entidades habilitadas a votar: 7.691
  • Total de entidades que votaram: 1.935
  • Porcentagem: 25%

A Comissão Eleitoral de LACNIC tem a honra de confirmar a Evandro Antonio Ramos Terra Varonil de SousaAlejandro Guzman e a Julian Esteban Lescano Cameriere para ocupar os cargos na Diretoria de LACNIC pelo período de 3 anos a partir do 1º de janeiro de 2019 até o 31 de dezembro de 2021.

Nossas mais cordiais e entusiasmadas boas-vindas aos novos integrantes da Diretoria e enorme agradecimento aos 10 (dez) candidatos que participaram. Sua iniciativa foi fundamental para este processo.

Atenciosamente,
Comissão Eleitoral de LACNIC

Por consultas à comissão, por favor escrever a membresia@lacnic.net

Quem pode votar e como?

Período de votação online:  De 12 de outubro (das 18h UTC) a 19 de outubro (até 18:00 UTC)

Acesse à lista de votantes desde processo aqui

  • A lista de votantes indica as entidades habilitadas a votar.
  • Essa lista foi encerrada no dia 13 de setembro de 2018 às 18 UTC e inclui todas as entidades de categorias Sócio Fundador e Ativo A (que não apresentavam saldo pendente em seu estado financeiro nessa data).

Cada organização associada tem designado um representante institucional (o contato responsável pela entidade) na base de dados de LACNIC, quem receberá um e-mail com o link de votação de sua entidade.

A veracidade e a atualização do nome e e-mail do contato responsável pela entidade, assim como das demais informações na base de dados de LACNIC, é de total responsabilidade de cada associado.

Dúvidas? membresia@lacnic.net

A Comissão Eleitoral de LACNIC apresenta os onze candidatos deste processo eleitoral:

Candidatos (em ordem alfabética por nome) Postulantes
Nome completo (sem abreviações) Organização País de cidadania País de residência    Biografia e Critérios de Idoneidade Desejáveis Nome completo Organização Motivo da nominação
Alejandro Guzman Google LLC Colômbia Estados Unidos Respostas Ariel Sebastián Weher Alberto Oscar Genovese Eu nomeio Alejandro porque ele tem demonstrado ao longo de sua gestão um importante grau de comprometimento na organização e com a comunidade. É mais do que claro que Alejandro tem uma vasta experiência no cumprimento deste importante papel, e é por isso que eu gostaria que voltasse a ser candidato.
Aristóteles Dantas Gaudêncio Enteriw Provedor de Internet Ltda. Brasil Brasil Respostas Auto nomeação Auto nomeação Aristóteles Dantas Gaudêncio solicitou à Comissão Eleitoral, no dia 25 de setembro, a retirada de sua nomeação. Esta candidatura não estará disponível durante o período de votação.
Evandro Antonio Ramos Terra Varonil de Sousa (Evandro Varonil) Americana Digital Ltda. Brasil Brasil Respostas Auto nomeação Auto nomeação

Ao longo da minha carreira, construí uma trajetória profissional que corresponde às expectativas do cargo, resultando em experiência comprovada em Governança da Internet, que me credenciam a aceitar o desafio de colaborar ainda mais ativamente com a nossa comunidade.

Há anos, mantenho um vínculo estreito com LACNIC, participando regularmente dos eventos e do Fórum Público de Políticas, resultando em pleno conhecimento das atividades e tarefas desenvolvidas. Além disso, possuo excelente relacionamento com a comunidade do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e de outros países, com as organizações que compõem o ecossistema da Internet e com a equipe da própria LACNIC.

Portanto, acredito que meu conhecimento técnico e político da Internet na América Latina e Caribe, me tornam apto a exercer com excelência e a suprir toda expectativa necessária do quadro da diretoria de LACNIC, onde poderei me aproximar das decisões que moldam o futuro de nossas redes IP.

Ezekiel George Gobin T&T Network Information Centre - NICTT Trinidad & Tobago Trinidad & Tobago Respostas Ajmal Nazir Green Dot Ltd George é uma pessoa com um grande conhecimento desta área. Bem respeitado e conectado dentro da indústria, ele tem contribuído enormemente em várias oportunidades, portanto seria uma grande contribuição para a diretoria de LACNIC, principalmente para a inclusão do Caribe.
Hartmut Richard Glaser CGI.br Brasil Brasil Respostas Frederico Augusto de Carvalho Neves NIC.br

Em momentos de grandes transformações é fundamental ter na composição do diretório de um órgão como o LACNIC um conjunto de vivências, ideias e talentos que expresse a diversidade de nossa região, sem que se perca a continuidade e a experiência já adquiridas. Hartmut Glaser é extremamente bem conhecido e respeitado dentro da AL&C e, em mina opinião, reforça sobremaneira a estabilidade e credibilidade da instituição.

Seria muito bom poder contar, num diretório já bastante diverso, com a resiliência aportada por ele. É o nome que recomendo.

Julian Esteban Lescano Cameriere (Esteban Lescano) Camara Argentina de Internet - CABASE Argentina Argentina Respostas Hernán Seoane Cámara Argentina de Internet - CABASE Esteban Lescano contribuiu para o desenvolvimento da Internet na Argentina e na região, participando ativamente de iniciativas jurídicas, regulamentares e políticas como Diretor da Comissão Jurídica e de Políticas Públicas da CABASE (Câmara Argentina da Internet).
Participou ativamente em múltiplas iniciativas e espaços de governança da Internet como Net Mundial, LACIGF, IGF, IGF Argentina, LACNIC e ICANN.
Em 2014, ele foi membro do CRISP TEAM, como um dos representantes da comunidade de números da América Latina e o Caribe, contribuindo para a proposta de transição das funções de supervisão da IANA e hoje integra o Comitê de Revisão da NRO, sendo eleito pela comunidade.
Ele tem 41 anos, advogado, graduado pela Universidade Austral, mestrado em Direitos dos Negócios da Universidade Francisco de Vitoria de Madri, Espanha e mestrado em Direção de Empresas do IAE (Instituto de Altos Estúdios Empresariais) da Universidade Austral, Argentina.. Professor por concurso de Direito à Informação na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, sendo sua área de pesquisa a liberdade de expressão na Internet. Ele também é pesquisador do CETyS, Centro de Tecnologia e Sociedade da Universidade de San Andrés, contribuindo para a conclusão do Diploma em Governança da Internet (DIGI) em suas edições de 2017 e 2018.
Sócio fundador de Lescano & Etcheverry Advogados, escritório especializado em assessoria a empresas nacionais e internacionais em direito das TIC desde 2006.
Publicou trabalhos de pesquisa e artigos em jornais e revistas relacionadas com a regulamentação das telecomunicações, dos serviços de comunicação audiovisual e do desenvolvimento da Internet
Nicolas Antoniello Ministerio de Industria, Energía y Minería - Uruguay Uruguai Uruguai Respostas Pablo Cuello Antel Há mais de dez anos que Nicolas participa ativamente de questões relativas à Internet tanto da região quanto do resto do mundo. Em particular, teve desde o início uma constante participação em LACNIC, no seu papel de moderador do Fórum de Políticas públicas, propondo políticas regionais e globais; trabalhando em questões de governança da Internet;´participando no ministrado de tutoriais sobre roteamento, segurança, conectividade; bem como uma grande atividade em vários fóruns e âmbitos tanto técnicos quanto políticos. Passou grande parte do seu tempo contribuindo e acompanhando essas questões e impulsionando desde seus vários papeis o desenvolvimento do país e da região em todos os aspectos relacionados à Internet.
Mantém uma relação muito próxima com o trabalho e as tarefas de LACNIC, assim como conhece muito bem tanto os processos internos quanto as atividades e tarefas da organização regional. Também mantem um excelente relacionamento com a comunidade em geral, com todas as organizações que compõem o chamado ecossistema da Internet (regional e global), e com toda a equipe de LACNIC.
Por tudo o mencionado acima, eu acho que representa uma contribuição valiosa e, portanto, é um excelente candidato para fazer parte da Diretoria de LACNIC.
Rafael Antonio Ibarra Fernández (Lito Ibarra) Asociación RAICES (Red Avanzada de Investigación, Ciencia y Educación Salvadoreña) El Salvador El Salvador Respostas Luis Eliécer Cadenas RedCLARA Rafael Ibarra tem uma extensa carreira como fundador e colaborador de instituições ligadas ao desenvolvimento da Internet na América Latina. Suas contribuições ao longo dos anos atestam isso, e na RedCLARA consideramos que as contribuições que faz na Diretoria de LACNIC são muito valiosas.  Acreditamos que ele é um excelente candidato e, por esse motivo, o nomeamos formalmente para essa eleição.
Rafael Gomes de Cresci ErmidaNet Brasil Brasil Respostas Rodrigo Araujo ITMNetworks Indicamos o Rafael para candidato a uma das 3 vagas da diretoria do LACNIC porque ele tem muito a somar com os trabalhos do Lacnic, seu curriculum é muito forte e experiencia solida. O Rafael tem formação acadêmica em Relações Internacionais, trabalha há 19 anos no mercado de hosting e datacenters, tendo sido proprietário do próprio negócio de hosting especializado e depois migrado para posições operacionais de técnico e de gerência e de consultoria estratégicas em empresas internacionais dos mais variados tamanhos e locais, como LucaNet / IceWarp (Brasil), QuadraNet, Enzu/BudgetVM e Global Net Access (EUA), e IBM Cloud/SoftLayer (Brasil), nas áreas operacionais, negociação e planejamento estratégico.
Rafael Luis Galarza Porras Inter & Inter S.A. Equador Equador Respostas Auto nomeação Auto nomeação N/A
Sergio Manuel Murillo Saldaña Red Five Two SA de C.V. México México Respostas Auto nomeação Auto nomeação Candidato altamente qualificado. Objetivos pessoais e profissionais alinhados com a posição.

 

Proceso Electoral

De acordo com o artigo 20 do Estatuto de LACNIC (ver o artigo completo aqui):

  • “LACNIC será dirigido e administrado por uma Diretoria composta por sete membros,”.

Os candidatos eleitos ocuparão uma posição na Diretoria de LACNIC por um período de 3 (três) anos a partir de 1º de janeiro de 2019.

Importante:

A Diretoria recomenda que qualquer pessoa se abstenha de enviar propaganda eleitoral mediante mensagens massivas aos contatos obtidos da BD de LACNIC.

Assim mesmo, a Diretoria recorda que as listas de e-mails de LACNIC são para temas específicos razão pela qual estas listas não deverão ser utilizadas para o envio de propaganda eleitoral.

Incompatibilidades

Segundo o artigo 26 do estatuto (ver artigo completo aqui), a Diretoria de LACNIC possui, além de outros deveres, a seguinte atribuição:

• " Regulamentar os critérios objetivos e detalhados das causas de incompatibilidade dos membros eletivos de LACNIC, assim como aqueles casos limites ou duvidosos.".

Os convidamos a acessar o Regulamento de Incompatibilidades, Capacidades e Idoneidades aprovado em fevereiro de 2018 pela Diretoria (ver ata da Diretoria aqui).

Calendário

Abertura do período de recepção de candidaturas:  13 de agosto (às 18:00 UTC)

Encerramento do período de recepção de candidaturas:  13 de setembro (às 18:00 UTC)

Encerramento da lista de votantes (lista de organizações sem dívidas até à data):  13 de setembro (às 18:00 UTC)

Publicação da lista de votantes e da lista de candidatos (em ordem alfabética por nome):  19 de setembro

Período para enviar perguntas ou comentários aos candidatos:  De 20 de setembro a 11 de outubro

Período de reclamações sobre a lista de votantes e os candidatos:  De 20 de setembro a 24 de setembro (às 18:00 UTC)

Prazo para as respostas às reclamações sobre a lista de votantes e os candidatos:  28 de setembro (às 18:00 UTC)

Período de votação on-line:  De 12 de outubro (das 18h UTC) a 19 de outubro (até 18:00 UTC)

Período de auditoria pela Comissão Eleitoral:  De 19 de outubro a 23 de outubro (às 18:00 UTC)

Período para possíveis reclamações sobre a votação on-line:  De 24 a 25 de outubro (às 18:00 UTC)

Prazo para respostas às reclamações sobre votação on-line:  30 de outubro (às 18:00 UTC)

Publicação do resultado oficial:  25 de outubro (se não houver reclamações sobre a votação)

Quem pode ser nomeado e como?

  • Cidadãos dos países ou territórios da região de cobertura de LACNIC que cumpram com o estipulado no artigo 20:

Para integrar a Diretoria existirão as seguintes incompatibilidades:

1. Não poderá haver mais de dois Diretores que sejam cidadãos de um mesmo país ou território da região. Caso o candidato a ocupar o cargo na Diretoria tenha mais de uma cidadania, serão consideradas todas elas a fim de avaliar uma possível incompatibilidade; se depois do momento da eleição algum membro viesse adquirir uma nova cidadania isso não será motivo de incompatibilidade;

2. Não poderá haver mais de um Diretor vinculado por motivos de trabalho ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização e/ou a uma Sociedade vinculada a essa, radicadas ou não no mesmo país; 

Cidadanias a considerar atualmente, das que somente pode haver um diretor mais entre os que serão eleitos nesta convocatória.

Wardner Maia (Brasil), Javier Salazar (México) Gabriel Adonaylo (Argentina) e Rosalía Morales (Costa Rica). Da mesma forma, as organizações desses países podem postular a candidatos de outras cidadanias da nossa região.

  • Através do contato responsável pela entidade de uma organização associada: Ativo A ou Sócio Fundadora.
  • A organização que nomeia deve estar ao dia com o pagamento de sua associação.
  • Postulados podem pertencer ou não à organização que envia a nomeação (auto nomeações estão permitidas).
  • Cada organização pode nomear a somente um candidato por vaga.

Formulario de postulação:

Deve ser enviado a nominaciones@lacnic.net com o assunto “Candidato à Diretoria de LACNIC – 2018”

Sobre o candidato

  • Nome completo (sem abreviações):
  • Organização:
  • País de cidadania:
  • País de residência:
  • E-mail:

Sobre o postulante

  • Nome completo (sem abreviações):
  • Organização:
  • Motivo da nominação:

Quem pode votar e como?

  • Entidades associadas: Ativo A e Sócio Fundadora
  • Sem saldo pendente em seu estado de conta na data do encerramento da lista de votantes
  • A votação será online através do sistema de eleições de LACNIC - artigo 25
  • A escala de votos vai desde o valor 1 até o 11 dependendo da categoria do associado (espaço de endereços que tenha alocado) - artigo 19
  • Cada organização associada tem designado um representante institucional (o contato responsável pela entidade) na base de dados de LACNIC, quem receberá um e-mail com o link de votação de sua entidade.
  • A veracidade e a atualização do nome e e-mail do contato responsável pela entidade, assim como das demais informações na base de dados de LACNIC, é de total responsabilidade de cada associado.

Mais informação sobre a Diretoria

Cargos

De acordo com o Estatuto Social de LACNIC, a Diretoria está formado por sete integrantes que compõem os seguintes cargos honorários:

Presidente, Vice-presidente, Secretário, Segundo Secretário, Tesoureiro, Segundo Tesoureiro e Vocal.

Atribuições e deveres 

A cada cargo corresponde un listado de tareas específicas que se encuentran en los siguientes capítulos:
VI (Do Presidente),
VII (Do Secretário),
VIII (Do Tesoureiro),
IX (Do Vice-presidente, Segundo Secretário, Segundo Tesoureiro e Vocal).

Mandatos e incompatibilidades (artigo 20)

  • O mandato dos diretores durará três anos calendário
  • Os Diretores podem ser reeleitos sempre que observados os critérios de elegibilidade dos mesmos
  • Serão renovados parcialmente a cada ano em grupos de 2 ou 3 cargos (segundo corresponder)
  • Não poderá haver mais de dois Diretores que sejam cidadãos de um mesmo país ou território da região
  • Não poderá haver mais de um Diretor vinculado por motivos de trabalho ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização e/ou a uma Sociedade vinculada a essa, radicadas ou não no mesmo país
  • A Diretoria irá designar os cargos que ocuparão a totalidade de seus membros
  • O Diretor Executivo/CEO participará das reuniões da Diretoria com direitos equivalentes a um Diretor, mas sem voto 

Reuniões da Diretoria

A Diretoria de LACNIC se reúne periodicamente (aproximadamente 10 vezes ao ano) através de conferências telefônicas ou conferências web com uma duração aproximada de 2 horas.

Também realiza 3 reuniões presenciais ao ano, duas das quais sucedem durante os eventos principais de LACNIC, e a terceira geralmente entre novembro e dezembro na sede de LACNIC.

Artigo 23:

  • A Diretoria se reunirá pelo menos uma vez a cada três meses, no dia e hora determinados em sua primeira reunião anual
  • As reuniões serão válidas com a presença da maioria absoluta de seus membros designados

Código de Conduta

Assim como os funcionários de LACNIC, a Diretoria está regido por nosso Código de Conduta.

CHK_LACNIC