Prêmio Trajetória 2017

José Clastornik

Um júri internacional concedeu ao engenheiro uruguaio a distinção de LACNIC pela sua contribuição ao desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) entregou hoje ao proeminente engenheiro uruguaio José Clastornik o Prêmio Trajetória 2017 pela sua contribuição ao desenvolvimento da Internet nos países da América Latina e o Caribe.

No âmbito do encontro LACNIC 28/LACNOG 2017, que reúne em Montevidéu aos líderes regionais da Internet, Clastornik recebeu este prêmio por seus contínuos esforços na promoção do desenvolvimento igualitário da Internet na região e principalmente no Uruguai, país onde ele dirige a Agência de Governo Eletrônico (AGESIC).

Oscar Robles, Diretor Executivo de LACNIC, afirmou que para a organização é uma honra premiar uma pessoa como Clastornik.

A Diretoria de LACNIC criou o Prêmio Trajetória para distinguir as pessoas que por longo tempo dedicaram seus esforços para desenvolver a Sociedade da Informação na região e cujo trabalho tornou-se um exemplo para o resto da comunidade por suas realizações concretas. O prêmio foi implementado em 2009 e desde então 17 latino-americanos receberam esta distinção. Este reconhecimento é promovido também para reconhecer aqueles que alcançaram importantes conquistas para a comunidade da Internet.

Em 2017 p júri do Prêmio Trajetória esteve formado por Ida Holz, Rodrigo de la Parra, Rafael Ibarra, Ben Petrazzini, Serby Wilson, Carolina Aguerre e Jesús Martínez. 

Após um extenso processo, o júri escolheu José Clastornik depois de avaliar todos os candidatos postulados seguindo os critérios de impacto, inovação, abrangência, experiência e influência de suas atividades.

Clastornik tem uma ampla trajetória.  Na atualidade, é diretor da Agência para o Desenvolvimento do Governo de Gestão Eletrônica e a Sociedade da Informação e do Conhecimento, que funciona na Presidência da República Oriental do Uruguai. A partir deste escritório, promoveu políticas e coordenou esforços para integrar as Tecnologias da Informação e da Comunicação na Administração Pública.

O impacto de seu trabalho e liderança atinge múltiplas esferas, tanto nacionais quanto regionais e internacionais.

Clastornik faz parte de vários órgãos de direção, como os Conselhos Diretivos das unidades reguladoras de Proteção de Dados Pessoais, Acesso à Informação Pública e Certificação Eletrônica, Comissão Política do Plano Ceibal (projeto "Uma laptop por criança e docente"),  Agência de Recrutamento e Compras Estatais, Comitê Diretivo da Conferência internacional de Autoridades de Proteção de Dados e Privacidade e o Comitê Assessor Governamental da ICANN.  Também é o Presidente da Mesa de Coordenação da eLAC, a Agenda Digital para a América Latina e o Caribe.

Acesse o vídeo do reconhecimento a J. Clastornik clicando aqui:

CHK_LACNIC