WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Sistema de administração de recursos e Whois (FAQ)

Como faço para redefinir minha senha de acesso ao sistema?

Para redefinir uma senha, entre no link milacnic.lacnic.net e clique no botão “Esqueceu a sua senha?” que aparece na parte inferior da tela. No campo ID do usuário, insira seu nome de usuário e clique no botão “Enviar”. Isso enviará uma mensagem para a caixa de correio associada ao usuário para redefinir a senha do usuário selecionado.

Verifique seu e-mail, caso não tenha recebido, verifique sua caixa de entrada de SPAM. Se você não vir esta mensagem, entre em contato com hostmaster@lacnic.net para obter assistência.

Como verifico o ID do usuário de minha organização?

Para ver o ID do usuário de contato técnico de uma organização, acesse http://whois.lacnic.net, no campo de procura entre algum recurso designado a sua organização, pode ser um bloco IPv4, IPv6 ou ASN. Nos resultados da procura, no campo owner-c você vai encontrar o ID do usuário correspondente a sua organização.

Para assistir um vídeo ajuda sobre este assunto, clique no seguinte link: http://youtu.be/MvBNDAmnIP4

Como verifico qual é o OWNER-ID de minha organização?

Todo recurso Internet designado pelo LACNIC está associado a uma entidade que representa a organização que recebeu esse recurso. Todas as entidades registradas no sistema do LACNIC possuem um código, o OWNER-ID.

Para verificar o OWNER-ID associado a uma organização basta fazer uma pesquisa de algum recurso Internet designado para essa organização no  WHOIS LACNIC.Na resposta desta pesquisa haverá um campo (ownerid) com o código da organização.

Nos sistemas Unix também pode ser executado o comando: whois ?h whois.lacnic.net OWNER-ID

Como verifico todos os recursos designados a minha organização?

Pode realizar uma pesquisa usando o OWNER-ID dessa organização no WHOIS de LACNIC. Na parte inferior da consulta, encontra-se disponível a lista dos recursos designados a uma organização e sob os seguintes rótulos:

Nos sistemas Unix também pode ser executado o comando:

  1. aut-num: para números de sistemas autônomos (ASN).
  2. inetnum: para blocos de endereços IPv4 e IPv6.
  3. whois ?h whois.lacnic.net IPv4
  4. whois ?h whois.lacnic.net IPv6
  5. whois ?h whois.lacnic.net ASN

Como poço trocar o idioma com o qual uso o sistema administrativo de recursos de LACNIC?

O sistema inclui os idiomas espanhol, inglês e português.

O sistema é exibido no idioma que o usuário escolheu ao se registrar.

O mesmo pode ser alterado no registro de um usuário já existente. Para isso, conecte-se ao sistema MILACNIC e clique no seu usuário no canto superior esquerdo da tela na opção "Perfil". Na próxima tela, troque para o idioma desejado para que fique registrado como idioma permanente.

Caso contrário, você pode selecionar o idioma temporário que preferir a qualquer momento, clicando nas opções mostradas no canto superior direito do site "ES" (espanhol) - "EN" (inglês) - "PT" (português).

Por que meu computador indica que os endereços IP designados a minha empresa estão agora com endereço no Uruguai?

Algumas ferramentas de traceroute ou de pesquisa de endereços IP estão ainda configuradas para consultar o banco de dados WHOIS dos 3 únicos RIR existentes antes da criação do LACNIC (APNIC, ARIN e RIPE NCC).
Antes, até 29 de julho de 2002, os endereços IP contidos no bloco 200.0.0.0/8 eram administrados pelo ARIN. A partir dessa data, essas informações passaram a ser responsabilidade do LACNIC.

O servidor WHOIS do ARIN agora apenas informa que esses blocos foram repassados para o LACNIC, cuja sede administrativa encontra-se no Uruguai, e também sugere que uma consulta adicional seja feita no servidor WHOIS de LACNIC.

Por isso, algumas ferramentas que consultam apenas o servidor WHOIS do ARIN e não consultam o servidor do LACNIC informam que o endereço postal de todos os conteúdos no bloco 200.0.0.0/8 é o Uruguai.

O LACNIC está em contato com os desenvolvedores de algumas ferramentas para facilitar qualquer atualização que for necessária em seus produtos.

Como faço para atualizar as informações de meu bloco de endereços IP ou meu ASN não designado pelo LACNIC?

Antes de atualizar qualquer informação relativa aos recursos, é necessário atualizar as informações da organização que o LACNIC recebeu do ARIN.

Para fazer a atualização é necessário solicitar ao Hostmaster do LACNIC uma senha de atualização (one time password). Nesse e-mail enviado ao Hostmaster, deve-se informar o OWNER-ID da organização e o USER-ID do contato dessa organização.

Em seguida, será enviada uma senha por e-mail, que será válida para realizar a atualização da organização.

O usuário deve então ingressar ao sistema de administração de recursos do LACNIC (www.lacnic.net/login-old) utilizando seu USER ID e senha pessoal e, uma vez na tela inicial, clicar em "Recursos Históricos":

Na seguinte tela deve preencher o OWNER-ID da organização e a senha enviada por e-mail.

Ao final desse processo, os recursos designados a essa organização estarão visíveis na página inicial do sistema, os quais poderão ser administrados pelo usuário (USER ID) com o que foi autenticado e será o contato dos recursos.

Como posso administrar os recursos designados para minha organização?

A administração de um bloco IP ou ASN deverá ser feita pelo contato técnico do mesmo e para isso, esse contato deverá acessar o sistema do LACNIC através do endereço: Mi LACNIC utilizando seu userID e senha pessoal.

Na pagina inicial do sistema, o usuário terá disponível os recursos para os quais ele é o contato técnico. E para administrá-los basta clicar no bloco IP ou no ASN.

No caso de bloco IP, depois de clicar sobre ele, o usuário vai ter disponível opções para fazer sub-designações a um terceiro, delegar a resolução inversa DNS, verificar o uso de blocos já designados e registrar o ASN pelo qual é anunciado um bloco IP.

Acesso ao sistema do LACNIC com meu userID e senha, mas não vejo nenhum bloco IP ou ASN designado a minha organização. Que fazer?

Nesse caso verificar se o userID utilizado para acessar o sistema é de fato contato técnico de algum bloco IP ou ASN. Para isso, fazer uma consulta no whois do LACNIC procurando pelo bloco IP ou ASN e depois procure na resposta pelo campo "tech-c". Ele indicará o userID do contato técnico do bloco IP ou ASN consultado. Assim, para administrar o recurso, é necessário aceder ao sistema utilizando este userID ou o usuário "owner-c”.

Como posso gerenciar os pontos de contato da minha organização?

Para alterar ou trocar os pontos de contato de uma Organização, siga estas instruções:

  1. Acesse milacnic.lacnic.net e autentique-se usando o userID do contato administrativo correspondente a sua Organização.

Lembramos que cada organização membro de LACNIC possui três pontos de contato: o contato administrativo, o contato de faturamento e o contato de membros.

  1. Uma vez autenticado, acesse o menu localizado no lado esquerdo da página e selecione a opção "Informações" relacionada ao OrgID da sua organização.
  2. Na próxima tela, você poderá visualizar o botão "Editar Contatos", que permitirá alterar o ponto de contato administrativo, de faturamento e de membros usando o UserID desejado ou pesquisando pelo nome da pessoa ou e-mail associado ao seu UserID.

Confira o instrutivo de ajuda sobre esta questão, clique no link abaixo: https://lacnic.zendesk.com/hc/es/articles/231564447-Editar-contactos-para-una-Organizaci%C3%B3n

Como registrar uma subdesignação no banco de dados de LACNIC?

De acordo com as políticas atuais de LACNIC, qualquer subdesignação a terceiros, cujos prefixos sejam /29 ou menores, quer dizer, 8 ou mais IP, devem ser registrados no banco de dados de LACNIC e disponibilizados através de uma consulta whois. Para realizar este procedimento, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse milacnic.lacnic.net e autentique-se usando o userID correspondente a sua Organização.
  2. Uma vez autenticado, selecione a opção "IP/ASN” no menu lateral, identifique o bloco principal designado por LACNIC com o que você quer operar, e selecione a opção "Subdesignar".
  3. Na tela seguinte você deverá indicar o "ownerid" ou "orgID" da organização que receberá o bloco ou fazer uma busca pelo nome da mesma. Caso o receptor não tenha um orgID registrado, você poderá usar a opção à direita que permite preencher determinados campos de informações que criarão automaticamente um "orgID" para o receptor.
  4. Em seguida, você poderá selecionar o tamanho do bloco e o intervalo específico que deseja designar ao receptor indicado anteriormente.

Observe que, para alcançar prefixos maiores que /24, quer dizer, blocos menores que uma classe C, deverá ter a resolução inversa corretamente delegada.

Confira o instrutivo de ajuda sobre esta questão, clique no link abaixo: https://lacnic.zendesk.com/hc/es/articles/231828567-Como-subasignar-IPs-de-bloque-a-Organizaci%C3%B3n-parte-1-

O que são Recursos Legados?

São considerados recursos legados aqueles designados antes do surgimento dos RIR (Registros Regionais da Internet). Qualquer recurso da Internet (bloco IP ou ASN) com data de designação anterior a 28 de dezembro de 1997 é considerado um Recurso Legado.

Por mais informação, por favor acessar o nosso site através de https://www.lacnic.net/1060/3/lacnic/recursos-legados.

Podem os Recursos Legados ser administrados utilizando o sistema do LACNIC?

Todos os recursos sob responsabilidade do LACNIC podem ser administrados através de seu sistema Web (milacnic.lacnic.net).

Alguns recursos foram transferidos do ARIN para o LACNIC, e estes necessitam ser "atualizados". Somente depois dessa atualização é que poderão ser administrados via esse sistema MILACNIC.

Existe alguma diferença entre os recursos legados e não legados?

Não, ambos são recursos válidos e podem ser utilizados normalmente pela organização que detém sua custódia. Essa diferenciação é importante já que os recursos não legados foram designados pelos RIR segundo políticas propostas e aprovadas pela comunidade de cada região. Em geral, as organizações com recursos legados não são membros do LACNIC a menos que tenham IPv6 designado. asignado

Como poço atualizar informações de Recursos Legados?

O processo de atualização dos recursos transferidos para LACNIC tem o objetivo de associar um contato técnico ao recurso e um contato administrativo à Organização que tem sua custódia.

Para fazer esta atualização, entre em contato com hostmaster@lacnic.net e solicite assistência para realizar este processo. Eles indicarão passo a passo como atualizar essas informações.

Em alguns casos, além do processo de atualização, é necessário fazer uma correção ou alteração do nome da Organização. Neste caso, deve solicitar uma transferência do recurso.

LACNIC está certificado por SGS:SGS

Top CHK_LACNIC