Desenvolvimento de Políticas
LACNIC baseia suas operações em um modelo de autorregularão, no qual as regras (políticas) para o gerenciamento dos recursos da Internet são desenvolvidas pela comunidade em um processo participativo, público, transparente, aberto a qualquer pessoa e embasado no consenso.
A livre participação dos diversos atores permite que as políticas estejam em conformidade com os interesses regionais, salvaguardando os interesses da comunidade como um todo. Todas as propostas são apresentadas e discutidas na lista de correio de políticas, antes de serem levadas aos fóruns para seu consenso.
Uma proposta pode modificar tanto o manual de políticas como o Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP).
O manual de políticas é o documento público que inclui todas as políticas implementadas na nossa região que determinam a forma em que o LACNIC deve administrar os recursos. O PDP valida a criação e a alteração das políticas que o RIR aplica na sua região.
Moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas
Tomás Lynch é engenheiro eletrônico pela UBA com mestrado em gerenciamento pela FIU. Tem mais de 25 anos de experiência na área das telecomunicações especializada na região da América Latina. Trabalhou principalmente como engenheiro de redes na ImpSat (hoje Cirion), Ericsson, Globenet, Claro e atualmente trabalha como Sênior Network Architect na Vultr. Ele participa regularmente das reuniões do LACNIC e foi membro do comitê de programa do LACNOG. Também foi eleito anteriormente como comoderador do FPP do LACNIC. Seus interesses são o desenvolvimento de uma Internet aberta e abrangente na região e os selos de borboletas bioluminescentes.
Sergio Rojas, Paraguai (finalizando no Fórum Público de Políticas 2026)
Seu início na área das tecnologias remonta a 1997, ano em que a Internet inicia a implantação no seu país natal (Paraguai), atuando assim para uns dos ISP pioneiros no mercado. Depois, atuou como responsável TIC para um projeto das Nações Unidas e também como consultor independente para o projeto GTZ de Cooperação Técnica Alemã.
Em 2009, Sergio se juntou à equipe do LACNIC como Líder na área de Serviços de Registro (2009-2020) tendo como uma de suas principais tarefas a gestão dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6 e ASN) para a região da América Latina é o Caribe.
Atualmente mora em Montevidéu, Uruguai e trabalha para a PCH (Packet Clearing House) onde atua como Interconnection Manager & Latin American Outreach.
Ex-Moderadores
- Marcela Orbiscay, Argentina (2023-2025)
- Tomás Lynch, Argentina (2019-2023)
Ariel Weher, Argentina (2018-2022) - Paola Pérez, Venezuela (2017 - 2019)
- Juan Peirano, Uruguay (2016 - 2018)
- Alex Ojeda, Chile (2015 - 2017)
- Carlos Plasencia, Venezuela (2014 - 2016)
- Nicolás Antoniello, Uruguay (2009 - 2015)
- Max Larson Henry, Haití (2010 - 2014)
- Francisco Arias, México (2008-2010)
- Eldert Louisa, Antillas Holandesas (2009 - Interim)
- Christian O'Flaherty, Argentina (2004-2008)
- Germán Valdéz, México (2003)