0. DEFINIÇÕES

Anotações importantes:

A versão oficial do Manual de Políticas é o documento PDF hospedado nesta página. A versão web é uma ferramenta para facilitar a consulta das seções do Manual de forma mais dinâmica.

Em caso de conflito entre a versão web e a versão em PDF do Manual, prevalecerá o Manual em PDF.

O presente documento e / ou informação foi redigido em idioma espanhol, em virtude de essa língua ser a língua oficial no Uruguai, país onde LACNIC está estabelecido e cujas regulamentações deve cumprir. Da mesma forma, os documentos e/ou informações não oficiais também são redigidos em espanhol, em virtude de essa língua ser a mais usada entre a maioria dos assessores e funcionários de LACNIC para trabalhar e se comunicar. Não obstante isso, fazemos nossos melhores esforços para que a tradução dos mesmos seja confiável e constitua um guia para nossos associados não falantes de espanhol, no entanto, pode que existam discrepâncias entre a tradução e o documento e/ou informações originais escritos em espanhol. Em qualquer caso, sempre prevalecerá o texto original redigido em espanhol.

Os seguintes termos e suas definições são de grande importância para a compreensão dos objetivos, contextos e políticas descritas nesse documento.

A alocação do espaço dos Recursos de Numeração segue um esquema hierárquico. A responsabilidade pela administração do espaço dos Recursos de Numeração está alocada globalmente de acordo com a estrutura hierárquica que se indica abaixo:

0.1. IANA (Internet Assigned Number Authority)

IANA é responsável por alocar parte do espaço global de endereços IPV4 e os números de sistemas autônomos aos Registros Regionais de acordo com as necessidades estabelecidas.

0.2. Registro de Internet (IR)

Um Registro Internet (IR) é uma organização responsável pela alocação de espaços de endereços IPV4 a seus membros ou clientes e do registro dessa distribuição. Os IRs estão classificados de acordo com sua função principal e alcance territorial dentro da estrutura hierárquica delineada na figura acima.

0.3. Registro de Internet Regional (RIR)

Os Registros de Internet Regionais são estabelecidos e autorizados por comunidades regionais respectivas, e reconhecidos pela IANA para servir e representar grandes regiões geográficas. A função principal de um RIR é administrar e distribuir os recursos da Internet dentro das respectivas regiões.

0.4. Registro de Internet Nacional (NIR)

Um Registro de Internet Nacional (NIR) distribui, principalmente os recursos da Internet a seus membros ou constituintes, os quais são geralmente LIRs.

0.5. Registro de Internet Local (LIR)

Um Registro de Internet Local (LIR) é um IR que designa recuros da Internet aos usuários dos serviços de rede que esse provê. Os LIRs são geralmente ISPs, cujos clientes são principalmente usuários finais e possivelmente outros ISPs.

0.6. Provedor de Serviços de Internet (ISP)

Um Provedor de Serviço de Internet designa principalmente espaço de endereçamento IPV4 aos usuários finas dos serviços de rede que provêem. Seus clientes podem ser outros ISPs. Os ISP não têm restrições geográficas como os NIRs.

0.7. Sítio Final ou Usuário Final (EU)

Um sítio final é definido como um usuário final (assinante) que tem uma relação de negócios ou legal (mesma entidade ou entidades associadas) com um provedor de serviços Internet que envolve:

- ao provedor de serviços designando um espaço de endereços ao usuário final.

- ao provedor de serviços outorgando um serviço de trânsito para o usuário final a outros sítios.

- ao provedor de serviços transportando o tráfego do usuário final.

- ao provedor de serviços anunciando um prefixo de rota agregado que contém o espaço designado pelo LACNIC ao usuário final.

0.8. Alocar

Alocar significa atribuir um espaço de endereços aos IRs com o propósito de que eles realizem a subseqüente alocação.

0.9. Designar

Designar significa atribuir espaço de endereços a um usuário final, para seu uso especifico dentro da infraestrutura da Internet por ele operada, bem como para fins de interconexão.

A designação de espaço de endereços é apenas para uso pelo receptor original da referida designação, bem como para dispositivos de terceiros, desde que operem dentro da referida infraestrutura.

Não é permitida, portanto, a subdesignação a terceiros, fora dessa infraestrutura (por exemplo, o uso de designações de usuário final para clientes de um ISP ou semelhantes), nem fornecer endereçamento para terceiros em Data Centers (e semelhantes).

0.10. O Sistema de Registro da Internet

O sistema de registro da Internet foi estabelecido com a finalidade de fazer cumprir os objetivos de exclusividade, conservação, roteabilidade e informação”. Este sistema consiste em registros da Internet (IR) organizados hierarquicamente. Os recursos de numeração da Internet (endereços, ASNs, outros) são tipicamente designados aos usuários finais pelos ISPs ou os NIRs.

Além disso, esses recursos são previamente alocados aos NIRs e ISPs pelos Registros Regionais da Internet.

Sob este sistema, os usuários finais são aquelas organizações que operam redes onde são usados os recursos. Tanto os NIRs quanto LACNIC mantêm recursos para serem designados a usuários finais ou alocados a Provedores de Serviços da Internet. Os recursos designados são usados para a operação de redes, enquanto os recursos alocados são mantidos nos Registros da Internet para designações futuras a seus usuários finais.

Lembre-se de que os recursos alocados ou designados por LACNIC ou pelos NIRs, são exclusivamente para uso por parte do receptor desses recursos, ou com a autorização deste, por parte de terceiros, desde que as políticas atuais permitam. Recomenda-se que essas autorizações possam ser verificadas por meio do RPKI.

0.11. Multiprovedor

Um ISP é multiprovedor se recebe conectividade em tempo integral de mais de um provedor de serviço de Internet e tem um ou mais prefixos de rota anunciados por ao menos dois de seus provedores de conectividade. Entende-se como provedores independentes o fato de que um não utilize o outro para alcançar a Internet.

CHK_LACNIC