Candidatos

A Comissão Eleitoral de LACNIC apresenta o candidato a este processo eleitoral:

A continuação, a postulação recebida para a posição que ficará vaga a partir do dia 1º de janeiro de 2026.

Biografia:

Ex-presidenta do Capítulo Panamá da Internet Society (ISOC Panamá), uma organização que busca a colaboração da comunidade para promover o desenvolvimento aberto e a evolução da Internet, seus serviços e conteúdo para o benefício de todos.

Engenheira Eletrônica e de Telecomunicações, formada pela Universidade Tecnológica do Panamá em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e com mestrado em Gestão de Projetos. Além disso, sou certificada como Gerente Profissional de Projetos (PMP) pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI).

Juntamente com membros da Internet Society (Capítulo Panamá), ISOC LAC e LACNIC, fez vários esforços para promover a adoção do MANRS, como o desenvolvimento de capacidades e a conscientização entre operadores de rede, IXP e usuários finais sobre estes padrões e com o Governo do Panamá para solicitar que o MANRS seja um requisito para operadores que fornecem serviços de telecomunicações para escritórios governamentais, entre outros.

É membro fundadora do Grupo de Operadores de Redes do Panamá (PANOG) e, juntamente com os operadores locais e o RIPE NCC, participou de um programa para hospedar um servidor K root DNS.

Motivos da candidatura:

Participar de decisões importantes relacionadas ao gerenciamento global de recursos de numeração da Internet, incluindo números de porta, códigos de protocolo e outros identificadores técnicos críticos para a operação da Internet.

É uma oportunidade para aplicar conhecimentos em networking, protocolos da Internet e gerenciamento de recursos técnicos no nível global, ao mesmo tempo em que é desenvolvida experiência em governança da Internet.

Além disso, as decisões do comitê afetam diretamente como os protocolos da Internet operam no nível mundial, tornando-se uma forma de contribuir para o desenvolvimento e a estabilidade da infraestrutura global da Internet.

País de Cidadania: Panamá

País de Residência: Panamá

Nome da Organização: ISOC Panamá

Nome do Indicante: Autoindicação

Manifestações de Apoio: Jenifer López (Universidad Tecnológica de Panamá), Zueline N. Aguilar S (Autoridad Nacional Para La Innovación Gubernamental)

Biografia:

Marcela é formada em Sistemas de Informação com especialização em Telemática e tem diploma em Administração Pública. Trabalha no Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) em Mendoza, Argentina, onde articula conhecimento técnico e de gestão pública em projetos de ciência e tecnologia com foco regional.

Há anos ela é membro do grupo de pesquisa GridTICs da Universidade Tecnológica Nacional (UTN), onde trabalha com temas relacionados à implantação do IPv6, o desenvolvimento de soluções baseadas na Internet das Coisas (IoT) e a governança da Internet, conectando o campo acadêmico com as necessidades da comunidade técnica regional.

É participante ativa da comunidade do LACNIC e LACNOG desde 2011. Ela atuou como comoderadora do Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) do LACNIC por dois anos, acompanhando o debate comunitário e colaborando na implementação de seus procedimentos.

Hoje, atua como co-chair da oficina IETF Day na Conferência Argentina de Informática (JAIIO-SADIO) e da lista de trabalho sobre a IoT no LACNOG. Ela também participa como mentora no Programa de Mentoria do LACNIC e é membro do comitê de programa do LACNOG. Além disso, é membro da Comissão Diretiva da Internet Society Argentina.

Motivos da candidatura:

Participo ativamente do LACNIC há muitos anos e estou motivada para continuar colaborando desde diferentes espaços. Candidatar-me a um cargo é uma maneira de assumir um novo compromisso com uma comunidade que valorizo, à qual pertenço e com a qual quero continuar construindo. Acredito no valor de monitorar de perto os processos que sustentam o funcionamento técnico da Internet e fazê-lo com uma perspectiva regional

País de Cidadania: Argentina

País de Residência: Argentina

Nome da Organização: IANIGLA - CONICET

Nome do Indicante: Autoindicação

Manifestações de Apoio: Galvao Rezende (NIC.br), Jorge Villa (Ministerio de Educación Superior), Henri Alves de Godoy (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP), Sergio Rojas (Consultor independiente), Santiago Aggio (FUNDASUR - Conicet Bahía Blanca), Gustavo Mercado (UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA NACIONAL FRM), Tamara Zylbersztejn (Independiente).

Biografia:

Hernán é Engenheiro em Eletrônica pela Universidade Tecnológica Nacional da Argentina, com mestrado em Direção de Empresas.

Tem desenvolvido sua carreira profissional ocupando vários papeis como especialista, gerenciais e de direção em áreas técnicas de companhias prestadoras de serviços da Internet e Data Center. Desde 2013, atua como CTO na IPLAN, empresa onde trabalha desde 2000.

É o responsável pelo IXP Buenos Aires da CABASE desde janeiro de 2009, um dos múltiplos Pontos de Troca de Tráfego da Câmara Argentina da Internet.

Desde seus inícios, também faz parte de LAC-IX, organização que aglutina os pontos de troca de tráfego na região.

É membro da Comissão Fiscal do LACNIC em representação da nossa comunidade com mandato até 2026.

Foi membro do comitê de organização do primeiro IGF da Argentina, ocupando a posição em Buenos Aires em 2016, além de painelista em vários deles. 

Foi palestrante em muitas áreas evangelizando sobre o papel dos IXP como componente fundamental para o desenvolvimento da Internet na região.

Finalmente, desenvolveu sua carreira como Ajudante de Cadeira na Universidade Tecnológica Nacional e depois como Professor Titular na Universidade de Palermo nas respectivas Faculdades de Engenharia.

Motivos da candidatura:

Eu participo de maneira ativa na comunidade do LACNIC desde 2009 e sempre procurei contribuir desde meu conhecimento e experiência. Nesta fase da minha carreira, em que inevitavelmente perdi a familiaridade com alguns aspectos técnicos, minha trajetória em gestão e liderança me torna adequado para atuar em funções de supervisão e auditoria, como atualmente faço nas comissões fiscais do LACNIC e LAC-IX. Acredito que, como membro do Review Committee, posso oferecer valor semelhante, com base na minha experiência profissional e naquela desenvolvida na comunidade.

País de Cidadania: Argentina

País de Residência: Argentina

Nome da Organização: NSS

Nome do Indicante: Autoindicação

Manifestações de Apoio: Hernan Seoane (CABASE), Facundo Gabriel Fernández (ATLÁNTICA VIDEO CABLE S.A)

Como enviar perguntas aos candidatos

O período de perguntas aos candidatos será de 1 a 8 de agosto, às 18h UTC.

https://www.lacnic.net/5658/1/lacnic/