LACNIC lança o Programa Embaixadores de I+D
LACNIC abre a chamada para a primeira edição do Programa Embaixadores de I+D. Esta iniciativa visa formalizar vínculos de colaboração entre referentes tecnológicos da comunidade e o LACNIC para alcançar objetivos estratégicos no desenvolvimento da infraestrutura da Internet da América Latina e o Caribe.
Alguns dos objetivos deste programa são:
- Implantação de capacidades tecnológicas tais como +RAIZES, deployathones, plataformas de medição, coletores BGP, entre outras.
- Implantação de tecnologias críticas para o LACNIC como o IPv6, validação RPKI, criação de ROA pelas operadoras, adoção de DNS/DNSSEC.
- Fortalecimento das capacidades humanas locais: organização de workshops, tutoriais, reuniões e outras atividades nacionais nas quais as mensagens estratégicas do LACNIC possam ser divulgadas.
- Promover atividades de pesquisa: divulgar nossas iniciativas de pesquisa para incentivar e melhorar a infraestrutura da Internet local na região.
O programa Embaixadores de I+D tem uma duração de um ano, de junho deste ano a junho de 2025. Os interessados ??deverão apresentar um plano de trabalho de execução anual detalhando as atividades que se comprometem a executar.
Este plano de trabalho vai fazer parte do processo seletivo de até 3 candidatos. Os selecionados terão um conjunto de benefícios do LACNIC, incluindo o desenvolvimento de uma marca pessoal, a possibilidade de apresentar os resultados no evento LACNIC 43 e até USS 2000 para poder implementar capacidades que melhorem a infraestrutura crítica regional.
A chamada estará aberta até 15 de abril. Podem ser obtidas mais informações acessando a chamada completa aqui.
Por mais informações sobre este programa, suas bases e o processo seletivo, convidamos vocês a participarem do webinar “Oportunidades de desenvolvimento de Infraestrutura crítica” que vai acontecer em 28 de fevereiro às 18 horas UTC.