Mensagem para a comunidade do AFRINIC

20 de junho de 2022

Esta é uma mensagem dos Registros Regionais da Internet (RIR) abaixo assinados para a comunidade do AFRINIC.

Os cinco RIR garantem a exclusividade dos recursos de numeração da Internet no mundo todo. Um dos pontos fortes dos RIR é que a nossa base regional permite que comunidades diferentes com suas próprias histórias, culturas, sistemas políticos e necessidades determinem as políticas que melhor governam os registros nas suas respectivas regiões. Acreditamos que este sistema é forte, eficaz e pelo qual vale a pena lutar.

Os desafios atuais que afetam o AFRINIC são uma grande preocupação para nós. Instamos os membros do AFRINIC e a comunidade da África em geral, incluindo a sociedade civil e os governos, a trabalharem juntos para apoiar seu RIR no momento em que precisar de assistência e orientação na forma de contribuições construtivas. 

O número excessivo de processos judiciais contra o AFRINIC é uma preocupação particular para outros RIR porque representam uma ameaça para a autonomia do AFRINIC e sua comunidade. Acreditamos que esses desafios são projetados para causar sérios danos a ambos.

Todos os RIR enfrentaram vários desafios ao longo dos anos, sejam eles legais, políticos, financeiros ou outros. Os interesses financeiros e políticos também estão se tornando um fator no registro dos recursos da Internet, coisa que antes não acontecia. Em tal situação, uma governança robusta é essencial para que o RIR possa enfrentar os desafios que enfrenta. Mais do que tudo, isso requer o envolvimento construtivo dos membros desse RIR. 

Portanto, embora reconheçamos que ainda há trabalho a ser feito no AFRINIC para enfrentar os desafios que enfrenta, esses desafios não serão resolvidos em um ambiente adverso. Para que resultados positivos sejam alcançados, o AFRINIC, seus membros e sua comunidade devem estar comprometidos em trabalhar juntos de maneira aberta e transparente para garantir que o resultado seja do melhor interesse dos membros e alinhado com as políticas desenvolvidas pela comunidade. 

Nosso compromisso

Com esta mensagem, os outros quatro RIR (APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC) desejam reafirmar o seguinte:

  • O propósito de um RIR é apoiar a autodeterminação da comunidade em relação à melhor abordagem para os problemas regionais da Internet, equilibrando as necessidades individuais e regionais com as necessidades regionais e globais da Internet.
  • A comunidade de cada RIR é autônoma, mas deve trabalhar para manter os relacionamentos e a confiança entre seus membros, e deve poder fazê-lo livre da ameaça de interferências externas.
  • As atividades regionais e o processo de desenvolvimento de políticas de um RIR estão exclusivamente nas mãos de sua comunidade, mas a saúde desses processos é de suma importância para a comunidade global da Internet.
  • Estamos comprometidos em garantir a saúde, estabilidade e sucesso do sistema que administramos, bem como da Internet e das comunidades que constituem os RIR.

Para a comunidade do AFRINIC, queremos dizer: o AFRINIC é o seu RIR.

Os desafios do AFRINIC são os seus desafios, e os sucessos do AFRINIC são seus sucessos. Exortamos vocês a se unirem para ajudar a orientar o AFRINIC em uma direção positiva e aproveitar as contribuições que todos vocês fizeram para o desenvolvimento da Internet em seu continente. 

Obrigado.

Assinado em 17 de junho de 2022.

 

Paul Wilson

Diretor Geral,

ASIA PACIFIC NETWORK INFORMATION CENTRE

 

John Curran

Presidente e CEO,

AMERICAN REGISTRY FOR INTERNET NUMBERS, LTD.

 

Oscar Robles

Diretor Executivo/CEO,

REGISTRO DE ENDEREÇAMENTO DA INTERNET PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE

 

Hans Petter Hollen

Diretor Executivo

RÉSEAUX IP EUROPÉENS NETWORK COORDINATION CENTRE

 

Versão PDF aqui

CHK_LACNIC