Chamada para interessados em hospedar instâncias do servidor raiz do DNS

15 março 2022

Como parte de seu programa +Raízes, LACNIC realiza uma chamada para as organizações da região da América Latina e o Caribe interessadas em hospedar instâncias do servidor raiz do DNS

O objetivo principal de +Raízes é a instalação de CÓPIAS anycast dos servidores raiz nos países da região de LACNIC. Através da instalação desses servidores em pontos estratégicos da região como IXP (Internet Exchange Points) e NAP (Network Access Points) pretende-se alcançar um acesso mais resiliente a um dos recursos críticos da Internet como é o DNS. Assim, consigue-se redundância e essa criticidade é reduzida, permitindo uma melhor resposta aos potenciais ataques de DDoS ou quaisquer falhas na infra-estrutura que deixem alguns root-servidores inoperantes.

O papel de LACNIC consiste em coordenar com as potenciais instituições host e provedoras dos root servers, neste caso o Netnod, bem como promover as instalações dos novos root-servers. Em alguns casos, LACNIC poderá agir como patrocinador para a instalação de um root-server.

Continuar lendo aqui

CHK_LACNIC