FRIDA anuncia seus 17 projetos vencedores deste ano

20 de setembro de 2021

A fim de continuar trabalhando na consolidação de uma Internet global, aberta, estável e segura na região, o FRIDA (Fundo para o Fortalecimento da Internet na América Latina e o Caribe do LACNIC) anuncia os projetos vencedores de sua chamada anual de financiamento.

Este ano são 17 os projetos que recebem financiamento, distribuídos em um prêmio por categoria temática e 14  subsídios; 6 em Estabilidade e Segurança da Internet; 4 em Internet Aberta e Livre; e 4 em Acesso à Internet.

Na chamada 2021 continuamos dando ênfase ao apoio a projetos técnicos vinculados à comunidade da região e a operadores da Internet, alinhados com a missão do LACNIC. 

Estabilidade e Segurança na Internet

O projeto vencedor do prêmio foi “A Internet Rural Comunitária”, apresentado por Soluciones Tecnológicas TW de México, na subcategoria Interconexão. Por sua vez, os 6 subsídios foram concedidos aos seguintes projetos: “Monitoramento de tráfego e diretoria do IXP do Caribe”, de Caribbean Network Operators Group (CaribNOG);  “Implementação de um proxy CoAP no sistema operacional Contiki-NG para redes 6LoWPAN” de  Universidade de Colima de México;  “Medição da Internet em um país para estudos de conectividade, latência e estabilidade regionais” de Capítulo do Panamá da Internet Society (ISOC Panamá);  “Identificação e mitigação de ataques DDoS em redes definidas por software para IoT”, do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey do México;  “O impacto do peering remoto sobre o roteamento da Internet”, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, de Brazil, e “Implementação técnica de DNSSEC para .py”, do Centro Nacional de Computação de Paraguai.

Acesso à Internet

Nesta categoria, o projeto “Projeto Piloto da tecnologia Television White Spaces nos Montes de Maria, na Colômbia” de ADITUM SAS, Colômbia, foi premiado por sua proposta sobre modelos alternativos de acceso.

Os projetos subsidiados foram os seguintes: “Rede comunitária 4G” de Telecomunicações Indígenas Comunitárias, A.C de México; LibreRouter V2.0 "Evoluindo a soberania tecnológica” de Associação Civil AlterMundi de Argentina;  “Redes comunitárias de comunicação para fortalecer a economia circular e o intercâmbio social em La Macarena, Meta.” da Associação Colnodo de Colômbia;  “Reduzir a exclusão digital em populações vulneráveis ??na cidade de Córdoba por meio do uso de tecnologia WI-FI e LTE não licenciada” de Municipalidade de Córdoba, Argentina.

Internet Aberta e Livre

Nesta categoria o júri premiou a iniciativa  "VEM sem Filtro”, um projeto sobre Privacidade e proteção de dados,  apresentado por  Venezuela Inteligente.

Os subsídios foram concedidos a: “Segur@s on-line” de IPANDETEC, Panamá;   “Indicadores de saúde on-line na ALC: Acesso a soluções de saúde seguras e acessíveis pela Internet - estudo sobre telemedicina e compra de medicamentos on-line” de Governance Primer, Brasil;  “A promoção e apropriação dos direitos digitais para garantir o acesso às informações nas línguas indígenas.nrk14” de Surco Serviços Universitários e Redes de Conhecimentos em Oaxaca A.C, México, “Sistema para Proteção de Dados baseado em Técnicas de Anonimização e ciente das Leis de Privacidade” de  Universidade Estadual do Ceará (UECE)  de Brasil.

 Mais informações aqui

CHK_LACNIC