Novos serviços incorporados em 2020
Neste ano, o LACNIC incorporou novos serviços e avançou no desenvolvimento de outros benefícios para seus associados.
Uma das primeiras novidades foi a implantação do Centro de Resposta em Segurança Informática (CSIRT do LACNIC) em função da crescente demanda da comunidade técnica. Este centro nasceu da maturidade atingida pelos serviços prestados até então pelo WARP do LACNIC. Ao mesmo tempo, o LACNIC lançou seu Registro de Roteamento da Internet (IRR), um banco de dados que permite às operadoras da região expressar sua política de roteamento e colaborar com o sistema de roteamento da Internet para que outros atores possam usar as referidas informações públicas.
Também neste ano o LACNIC começou a publicar os primeiros dados do Monitoramento FORT , um mapa em tempo real sobre incidentes de roteamento na América Latina e o Caribe. Monitoramento FORT é um projeto liderado pelo LACNIC e NIC Mx. projetado para técnicos, tomadores de decisões e ativistas da região.
Com uma abordagem nova e mais técnica, o Fundo para o Fortalecimento da Internet para a América Latina e o Caribe (FRIDA) apoiou este ano 17 projetos vencedores de sua chamada anual. A chamada 2020 de FRIDA enfatizou em iniciativas técnicas alinhadas com a missão do LACNIC.
Por sua vez, a plataforma educacional on-line do LACNIC (CAMPUS ) adicionou novas propostas aos seus cursos para fortalecer a educação à distância em tempos de pandemia. Os cursos novos foram sobre Governança da Internet, o IPv6 em redes em massa e a nova versão do curso IPv6 avançado.
Em agosto ficou ativa a política sobre a habilitação das transferências de blocos IPv4 para fora da região do LACNIC, sem necessidade de um processo de aquisição ou fusão entre as companhias envolvidas.
O projeto IT Woman do LACNIC lançou um programa de mentoria para empoderar mulheres profissionais da comunidade da região. Na sua primeira edição, o programa selecionou seis participantes. Com este projeto, o LACNIC espera trazer uma nova geração de técnicas para seus espaços de participação e incentivá-las a produzir conhecimento.
A equipe do LACNIC já está trabalhando em novas iniciativas para apresentar no próximo ano baseados nos interesses levantados pelos associados.