Habilitadas as transferências de blocos IPv4 com outros RIR

Foi habilitada a política LAC 2019-01 que permite aos associados do LACNIC fazer e/ou receber transferências de endereços IPv4 fora da região, sem necessidade de que exista um processo de aquisição ou fusão entre as organizações envolvidas.

Os associados do LACNIC interessados em participar dos procedimentos de oferta ou recepção de endereços IPv4 de entidades de outros registros com políticas recíprocas (RIPE NCC, APNIC e ARIN) deverão cumprir com todos os requisitos estabelecidos no Manual de Políticas do LACNIC.

Durante um webinar ministrado para apresentar este serviço, Alfredo Verderosa, gerente de Serviços do LACNIC, salientou que a implementação prática desta política -aprovada em meados do ano passado- envolveu o trabalho de 25 pessoas dos quatro RIR envolvidos e dos dois NIR (Brasil e México) da região. “Estivemos trabalhando neste tempo para desenhar novos processos e adaptar 11 sistemas por parte das equipes do LACNIC e dos NIR”, acrescentou o gerente de Serviços do LACNIC.

Também apresentou um guia passo a passo (vídeo) sobre como iniciar uma transferência de blocos IPv4 dentro e fora da região do LACNIC. Os associados diretos do LACNIC, deverão realizar o processo administrativo correspondente através do portal http://milacnic.lacnic.net preenchendo os formulários ali contidos.  Por sua vez, as organizações do Brasil e do México deverão entrar em contato com seus respectivos NIRs.

As informações da transferência serão públicas e permanecerão em um livro de transferências publicado no site do LACNIC, com os registros detalhados para onde os endereços envolvidos se deslocaram nas transferências.

O LACNIC esclareceu que não credencia brokers -possíveis intermediários entre oferentes e receptores- embora publique uma lista de pessoas e empresas que solicitaram o registro para facilitar os contatos entre os interessados nas transferências.