O desenvolvimento da comunidade LACNIC

Uma história em construção

Este documento busca capturar o movimento dos atores da região que permitiu o surgimento do LACNIC e sua poserior consolidação. O processo começou há duas décadas, quando a internet já era muito mais que uma tecnologia restrita ao campo científico ou militar em países desenvolvidos do hemisfério norte. Fazia-se necessário acompanhar sua implementação com infraestrutura, mas também com organizações e atores comprometidos com o desenvolvimento de uma internet aberta, sustentável e interoperável, não apenas do ponto de vista técnico, mas também político e institucional, na região da América Latina e Caribe. Este relato se baseia na construção de uma narrativa com várias histórias e personagens que se tornaram marcos da comunidade de instituições da internet regional. Mais de quinze anos após a criação formal do LACNIC, é fundamental documentar e traçar as origens da organização, seu ecossistema, seus personagens e os temas fundamentais que permeiam sua agenda de trabalho.

Este projeto também tem como objetivo criar um espaço para preservar a memória das pessoas que lideraram e apoiaram a iniciativa do LACNIC. Essas lembranças e os fatos que as confirmam formam uma coletânea do trabalho daqueles que sonharam e projetaram a presença de uma tecnologia que abriria as portas para o desenvolvimento humano, econômico e sociocultural da região. As pessoas (uma vez que, em primeira instância, a Internet é composta de pessoas) nas quais este trabalho está baseado compartilharam a convicção inicial de que, por mais que internet seja uma rede global, ela funciona melhor e estimula mais o crescimento e o desenvolvimento quando seus organismos estão mais próximos das necessidades das pessoas que devem ser atendidas. 

Desde sua concepção, pesquisa e elaboração, diversas questões orientaram este trabalho: como foi o processo de criação do LACNIC? Por que deu certo? Quais foram os fatores críticos para o sucesso deste projeto, que foi muito mais do que uma aspiração técnica? Como as expectativas, os compromissos e as relações de poder foram equilibradas? Como o modelo multistakeholder de governança da internet foi implementado da região? E, finalmente, quais são os pontos críticos para o desenvolvimento da internet na América Latina e Caribe? Uma das premissas fundamentais que orientam este trabalho é que ele busca fornecer as bases para a compreensão das negociações e trocas que ocorreram em relação aos fatores associados à liderança, às capacidades institucionais existentes e aos esforços para a consolidação de um regime internacional de governança da Internet nos anos de consolidação do projeto do LACNIC e sua expansão. Esse processo também envolveu organizações relacionadas ao processo de maturação de atividades em torno de recursos da Internet, como LACTLD, as redes acadêmicas da região e RedClara, além da visão regional específica fornecida por organizações como ICANN e ISOC, que delinearam características da internet com uma identidade específica para tratar das particularidades da América Latina e Caribe.

A publicação está dividida em cinco capítulos: "Introdução e Genealogia"; "A construção do LACNIC e sua comunidade"; "Construindo um modelo participativo na região"; "O fortalecimento das capacidades para uma melhor Internet regional" e, finalmente, "A construção do futuro das instituições na América Latina e Caribe".

 

CHK_LACNIC