LACNIC no Fórum de Governança da Internet de Paris

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA) de LACNIC terá participação notória no Fórum de Governança da Internet (IGF), que será realizado no prédio da UNESCO em Paris (França), até 14 de novembro.

Acompanhado pelos seus parceiros da Seed Alliance, a aliança formada com ISIF Ásia de APNIC e FIRE do AFRINIC, o programa FRIDA irá aproveitar a cúpula global da Internet para realizar na terça-feira 13 de novembro a cerimônia de premiação das iniciativas vencedoras de sua chamada FRIDA 2018.

Neste ano, FRIDA focou sua chamada para projetos que procurassem diminuir a exclusão digital e a exclusão de gênero na tecnologia na América Latina e o Caribe. Foram abordadas duas questões específicas: as redes comunitárias e a equidade de gênero na indústria da tecnologia e Internet.

O vencedor do prêmio FRIDA para redes comunitárias foi o projeto Atalaya Sur, pelo desenvolvimento de uma rede Wi-Fi pública e gratuita na Villa 20, um dos maiores assentamentos de Buenos Aires (Argentina).

Na categoria tecnologia e gênero, os vencedores foram Editatona, uma maratona em que se faz edição, criação e aperfeiçoamento de artigos com fontes confiáveis e verificáveis sobre um tópico específico, com o objetivo de diminuir a exclusão de gênero na Wikipédia, e a Faculdade de Engenharia da Universidade da República do Uruguai por seu projeto “Promovendo carreiras de TIC em adolescentes do ensino médio”, uma iniciativa que procura aproximar estudantes mulheres às TICs, a fim de promover sua formação nessa área.

Oficina de redes comunitárias Durante o IGF em Paris, os três parceiros da Seed Alliance organizam uma oficina sobre redes comunitárias na quarta-feira, 14 procurando discutir o futuro destas redes e sua possível integração com novas tecnologias, como Blockchain, e o desenvolvimento de estratégias de investimento eficazes para expandi-las. As redes comunitárias tornaram-se uma alternativa concreta para enfrentar o desafio de conectar os desconectados.

O objetivo desta oficina, intitulada WS #279 Escalamento de redes comunitárias: explorando o uso de Blockchain e estratégias de investimento inteligente, é que financiadores e redes de comunidades discutam quais são as prioridades para conseguir que as redes comunitárias ganhem escala.

Para saber mais sobre o programa FRIDA acesse https://programafrida.net/pt-br/

CHK_LACNIC