Esteban Lescano

Advogado argentino, formado na Universidade Austral, mestre em Direitos dos Negócios pela Universidade Francisco de Vitoria de Madri, Espanha. Mestre em Direção de Empresas do IAE pela Universidade Austral. Professor concursado para a área de Direito à Informação na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, sendo a sua área de pesquisa a liberdade de expressão na Internet.

Fez parte de outras cadeiras relacionadas ao direito das telecomunicações e às tecnologias da informação na Universidade Austral e na Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, as duas em Buenos Aires.  Sócio Fundador de Lescano & Etcheverry Advogados, escritório de advocacia com sede em Buenos Aires, especializado em direito das comunicações, tecnologias da informação e serviços de comunicação audiovisual (www.lescano-etcheverry.com.ar)

Diretor da Comissão de Legais e Políticas Públicas da CABASE (Câmara Argentina da Internet), participou ativamente de todas as iniciativas políticas, legislativas e regulamentares relacionadas ao desenvolvimento e à promoção da Internet na Argentina e na região. 

Desde 2012 participa regularmente do ecossistema da Governança da Internet, participando das reuniões anuais organizadas pelo LACNIC e pela ICANN, onde foi selecionado para as reuniões de Los Ángeles 51, Dublin 54, Helsinki 56 e Copenhague 58, nesta última como Coach e Community Mentor. Participou do NETMUNDIAL em 2014, do IGF de Istambul 2014 e de João Pessoa 2015, bem como de outros fóruns e eventos locais, regionais e globais relacionados com a Governança da Internet. Em 2016 integrou o Comitê do Programa do Primeiro IGF da Argentina.

Em 2015 frequentou como aluno a Escola Europeia de Governança da Internet (EURSSIG) na Alemanha, e, em 2016, frequentou também a Escola do Sul de Governança da Internet (SSIG) em Washington DC.  Nesse mesmo ano, participou como convidado do Programa de Primavera do Instituto de Diplomacia Pública, organizado pela Universidade do Sul da Califórnia (USC). 

Publicou trabalhos de pesquisa e artigos em jornais e revistas relacionados à regulamentação das telecomunicações e ao desenvolvimento da Internet.

Participou ativamente do processo de transição da supervisão das funções da IANA como membro do CRISP Team, em representação da comunidade do LACNIC, colaborando na redação da Proposta de Transição elaborada pela Comunidade de Números, em janeiro de 2015.

 

CHK_LACNIC