Cristobal Chapital Tirado

Nome do candidato

Cristobal Chapital Tirado

Organização

NIC México

País

México

País de residência

México

Breve biografia do candidato

Nasceu em 5 de agosto de 1968 em Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México. É graduado como Engenheiro de Sistemas de Computador pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey em maio de 1995; possui um mestrado em Gestão das Tecnologias da Informação pela mesma instituição.

Sua experiência de trabalho é sustentada por 21 anos trabalhando no NIC México apoiando à comunidade da Internet no México.

Ocupou diferentes posições na instituição, como responsável da gestão dos nomes de domínio .mx e da designação de endereços IP.  Ele desempenhou um papel importante no crescimento da organização através de uma abordagem técnica e comercial que é cristalizado em benefício do desenvolvimento da Internet no México.

Entre suas experiências significativas, destaca o fato de ter iniciado o primeiro esquema de distribuidores de nomes de domínio no país, bem como o processo para formalizar as relações dos membros no México, quando foi realizada a transição da gestão de ARIN para LACNIC.

É membro de ISOC Global e ISOC capítulo México desde 1997 e tem várias certificações como ISO 9001 Internal Quality Systems Auditor, Program Manager, Project Manager, entre outras.

 Hoje é responsável pelo Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Riscos, Gestão da Qualidade (Processos), Proteção de Dados Pessoais e Laboratório de Inovação e Pesquisa; deste último surgiram projetos de notável importância como Jool (NAT64 e SIIT) e Reddog (RDAP) projetados para apoiar a arquitetura base da Internet e ajudar ao desenvolvimento da região.

Nome da pessoa que candidata

Edmundo Cázarez-López

Organização da pessoa que candidata

NIC México

Motivo da candidatura

Acredito que LACNIC será grandemente beneficiado por ter na Diretoria uma pessoa como Cristobal, com a capacidade de analisar e valorizar os riscos e planejar estrategicamente, além de ter o conhecimento do desenvolvimento da Internet no México e da região derivado de sua participação no mesmo.

CHK_LACNIC