Novos especialistas em segurança informática para a região

Mais de 30 responsáveis de empresas privadas, órgãos públicos e forças de segurança recebem capacitação do LACNIC durante a oficina em Cochabamba.

Responsáveis informáticos de órgãos de governos, bancos, universidades e forças de segurança reúnem-se hoje em Cochabamba (Bolívia) durante três dias para receber capacitação e analisar os principais problemas de segurança informática nos países da região.

Este novo grupo de especialistas soma-se aos profissionais já capacitados pelo projeto AMPARO, uma iniciativa do Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe (LACNIC) que no começo contou com o apoio do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC) do Canadá.

A "Oficina básica de formação em Segurança Informática" organizada pelo LACNIC em Cochabamba está sendo desenvolvida desde terça-feira 10 de dezembro até quinta-feira 12 de dezembro com o auspício da Autoridade de Regulamentação e Fiscalização das Telecomunicações e Transporte da Bolívia.

No encontro, os participantes recebem informação e capacitação por parte de instrutores especializados para a criação de Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática nacionais, gestão das informações sensíveis na Internet e gestão de incidentes.

Carlos Martínez, responsável do projeto AMPARO e dos programas de Estabilidade e Segurança do LACNIC, salientou que a oficina na Bolívia responde à procura percebida na comunidade local. "Procura-se criar capacidades para dar resposta a incidentes informáticos para que no futuro eles possam andar sozinhos", afirmou o especialista.

Essas oficinas ajudam a coordenar esforços regionais para enfrentar os crescentes desafios à segurança que representa o aumento notável das transações econômicas e sociais na Internet. Os participantes ganham conhecimentos sobre metodologias para minimizar o impacto das ações cometidas por criminosos e terroristas contra organizações e instituições da região.

O projeto AMPARO promove a criação em todo o continente de Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT por sua sigla em inglês), para o que desenvolveu conteúdos originais para a capacitação de especialistas em segurança informática na América Latina e o Caribe. Além disso, AMPARO procura a participação da comunidade para a troca de experiências e conhecimentos, e o desenvolvimento de conteúdos técnicos em questões relevantes nas áreas de segurança informática.

Para mais informações sobre o encontro e futuras oficinas, acesse o site de AMPARO (http://www.proyectoamparo.net/).

CHK_LACNIC