A colaboração entre LACNIC e M3AAWG para combater as ameaças on-line está fortalecida

O Registro Regional de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) e o Grupo de Trabalho Anti-abuso de Mensagens, Malware e Móvel (M3AAWG) agora têm o apoio de um novo sócio: o Grupo de Operadores de Redes do Caribe (LACNOG).

Em 8 de fevereiro de 2017, LACNOG  ratificou a Carta do Grupo de Trabalho Anti-abuso para a América Latina e o Caribe. LAC-AAWG combina os conhecimentos e a experiência de LACNIC, LACNOG e M3AAWG para desenvolver na região da LAC uma comunidade anti-abuso auto-sustentável.

LAC-AAWG é um fórum que convoca operadores de redes e especialistas na luta contra os abusos. A missão de LAC-AAWG é promover o diálogo entre as comunidades e grupos de trabalho existentes, promovendo o desenvolvimento de recomendações anti-abuso e melhores práticas operacionais (BCOP) que abordem tanto questões específicas de cada região quanto questões globais. LAC-AAWG também irá atuar como a voz da região perante a comunidade global anti-abuso, consolidando ainda mais a troca de ideias, conhecimentos e melhores práticas entre a região da LAC e a comunidade global de M3AAWG.

LAC-AAWG também irá coordenar atividades regionais de sensibilização contra o abuso, entre elas apresentações e tutoriais orientadas às comunidades relevantes da América Latina e o Caribe. Esses compromissos buscam educar à comunidade de operadores da LAC sobre as melhores práticas e operações anti-abuso a nível regional e mundial, bem como fomentar a sua adoção.

Os co-chairs fundadores de LAC-AAWG são Christian O'Flaherty de ISOC e Lucimara Desiderá de CERT.br/NIC.br. As primeiras reuniões presenciais da comunidade de LAC-AAWG vão acontecer durante o evento LACNIC 27 que será realizado em Foz do Iguaçu (Brasil) de 22 a 26 de maio de 2017. Em associação com o M3AAWG, estas atividades vão incluir apresentações, sessões BOF e tutoriais sobre melhores práticas anti-abuso.

CHK_LACNIC