Consulta Pública à Região sobre a Transição da Custódia das funções da IANA

Consulta Pública à Região sobre a Transição da Custódia das funções da IANA

Objetivo do Processo

Procura-se obter contribuições da comunidade regional através de uma consulta pública que permita modelar o debate das múltiplas partes acerca da transição da custódia das funções da IANA na região da América Latina e o Caribe levando em conta as visões, preocupações, sugestões e/ ou recomendações em relação à transição do papel referido e especificamente direcionado às designações de endereços IP.

Questões a serem discutidas

Função da IANA na supervisão da designação de recursos numéricos:

O departamento da IANA na ICANN é o responsável pelos espaços dos endereços IPv4 e IPv6 designados e não designados, e do espaço de Números do Sistema Autônomo (ASN). Delega blocos de endereços IP para os cinco registros regionais da Internet para designações de rotina, que em geral são realizadas através de operadores de downstream, para os usuários finais da Internet que se encontra dentro das regiões correspondentes a cada RIR. Também reserva e designa espaço em forma direta para fins específicos, como por exemplo, os endereços de multicast, os endereços para as redes privadas e aplicativos específicos no mundo todo. A fim de prestar esse serviço, o departamento coordena esforços com os registros regionais da Internet.

Espera-se poder discutir como vão ser as funções de supervisão sobre o processo acima descrito.

Metodologia de discussão

O debate e os comentários vão começar com a emissão de uma primeira Conferência Virtual, que será presidida pelo Diretor Executivo de LACNIC, Ernesto Majó, que vai explicar a metodologia do debate, bem como os objetivos gerais da consulta pública.

Três (3) integrantes da comunidade de LACNIC vão atuar como moderadores responsáveis de levantar as intervenções, facilitar a participação e discussão dos membros da comunidade e desenvolver uma primeira versão que sintetize essas discussões (Documento de Transição).

A primeira reunião virtual será realizada na sexta-feira 15 de agosto de 2014 às 12:00 horas do Uruguai, e a partir dessa data, haverá 30 (trinta) dias corridos para a apresentação de contribuições e comentários relacionados com o processo de transição referido.

Uma vez esgotado esse prazo (15 de setembro), os moderadores irão realizar um primeiro Documento de Transição preliminar, sintetizando todos os aportes e discussões por um período de sete (7) dias.

Assim que apresentado esse primeiro Documento de Transição (23 de setembro), a comunidade poderá realizar suas contribuições para este documento no prazo de trinta (30) dias (24 de outubro).

Dentro do evento de LACNIC22 a ser realizado de 27 a 31 de outubro na Cidade de Santiago, no Chile, vão acontecer duas (2) sessões de discussão sobre a primeira versão do primeiro Documento de Transição. Uma vez esgotadas essas duas (2) sessões, será realizada uma segunda versão do Documento de Transição.

A segunda versão do primeiro Documento de Transição será apresentada perante a Diretoria de LACNIC para sua análise e consideração. A Diretoria enviará um documento final ao NRO como contribuição da Comunidade de LACNIC ao referido processo de transição.

Cronograma de Discussão

Sobre o que são as contribuições solicitadas?

O processo de Transição da custódia sobre as funções da IANA precisa da opinião das comunidades dos diferentes Registros Regionais da Internet (RIR) e do LACNIC em particular, principalmente sobre os aspectos vinculados à custódia da função de designação de Números IP.

Informações

Todos os anúncios e informações relacionados com este processo vão ser publicados na lista de discussão da Governança da Internet. Assim mesmo estão publicadas, no site de LACNIC ? Transição da IANA, todas as informações relevantes para a transição, bem como informações adicionais (infográficos, vídeos, entrevistas..) que irão facilitar a compreensão do processo.