Oficina e exercício prático de resposta perante emergências cibernéticas
Oficina e exercício prático de resposta perante emergências cibernéticas.
Montevidéu ? Uruguai, de 26 a 28 de agosto de 2013
Montevidéu recebe especialistas do mundo todo para participar de um exercício regional sobre capacidades de resposta perante incidentes informáticos
De 26 a 28 de agosto de 2013 no hotel NH Columbia em Montevidéu, Uruguai, vai ser realizada uma Oficina de simulação prática de ataques cibernéticos para a região da América. Um dos principais objetivos dessa atividade é ajudar os Países Membros a se prepararem para ataques cibernéticos, incentivar um trabalho conjunto em relação à segurança informática e questões relacionadas, e servir como um ponto confiável de contato de coordenação central de ciber-segurança que vise identificar, defender, responder e administrar ameaças cibernéticas.
A Oficina tem sido organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e pela Colaboração Internacional Multilateral Contra Ameaças Cibernéticas (IMPACT) com o apoio do Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) como anfitrião local e a Agência para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e Governo Eletrônico (AGESIC) como co-anfitrião. A oficina conta com os colaboradores estratégicos TCG e ABI Research, e com a colaboração de Bitdefender.
O aumento da atividade maliciosa no ciberespaço ameaça a infraestrutura das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos países da região, tornando necessário contar com equipamentos preparados a nível nacional para dar resposta perante emergências cibernéticas. Quando ocorrem problemas de segurança informática é fundamental para a organização em causa, ter os meios para responder com rapidez e eficácia. A velocidade com que dita organização puder reconhecer um incidente ou um ataque e depois de analisá-lo, responder com sucesso, vai limitar de forma drástica o dano feito e vai diminuir o custo de recuperação.
Esta oficina chamada "Aprendizagem Aplicado para Grupos de Resposta perante Emergências Cibernéticas" conta com a participação de especialistas em segurança informática de vários países da região e com vários palestrantes ilustres de outras regiões. O objetivo da oficina é melhorar a comunicação e as capacidades de reação dos grupos de resposta perante emergências cibernéticas (CERT) da região; adicionalmente procura-se manter e fortalecer a cooperação nacional e internacional entre países participantes para garantir esforços coletivos.
O papel da UIT-IMPACT nesta atividade é demonstrar aos Países Membros a importância dos procedimentos padrões operacionais, de comunicação e políticas de resposta perante incidentes cibernéticos e identificar planos futuros e processos de melhoria.
A União Internacional de Telecomunicações (UIT)
A UIT é o órgão especializado das Nações Unidas para as tecnologias da informação e da comunicação ? TIC. A UIT atribui o espectro radioelétrico e as órbitas de satélite a escala mundial, cria normas técnicas que garantam a interconexão contínua das redes e das tecnologias, e procura sempre melhorar o acesso às TIC das comunidades desfavorecidas do mundo todo.
A UIT está comprometida em conectar toda a população mundial ? onde quer que morem e sejam quais forem seus meios disponíveis. Através de seu trabalho, protege e apoia o direito fundamental de todos de se comunicar.
A UIT conta com membros tanto do setor público quanto privado. Assim, além de seus 193 Estados Membros, os órgãos reguladores das TIC, instituições acadêmicas e cerca de 700 empresas privadas também entram dentro da categoria de membros.
UIT-IMPACT
Em 2008, IMPACT assinou um Memorando de Entendimento com a UIT para operar sua Agenda Global em ciber-segurança (GCA, por suas siglas em inglês). Parte fundamental da agenda é procurar cooperação internacional através de programas específicos como exercícios coordenados de Ciber drill entre países.
Colaboração Internacional Multilateral Contra Ameaças Cibernéticas (IMPACT)
A Colaboração Internacional Multilateral Contra Ameaças Cibernéticas (IMPACT) é o braço executivo em ciber-segurança da agência especializada das Nações Unidas, a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Como sua primeira aliança mundial contra ameaças cibernéticas, a IMPACT reúne especialistas de governos, acadêmicos e o setor da indústria das TIC para melhorar as capacidades globais das comunidades para enfrentar ameaças cibernéticas. A IMPACT tem suas instalações em Cybejaya, na Malásia, e foi constituída como a casa operacional da UIT para a Agenda Global de Ciber-segurança (GCA). A IMPACT compartilha informações, oferece suas instalações e recursos, e fornece conhecimentos para os 193 países membros da UIT para direcionar de forma efetiva as ameaças cibernéticas bem como para proporcionar assistência às agências das Nações Unidas para proteger as infraestruturas das TIC.
Sobre o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC)
O LACNIC é uma organização não governamental internacional estabelecida no Uruguai em 2002. É responsável pela designação e administração dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6), Números Autônomos e Resolução Inversa, entre outros recursos para a região da América Latina e Caribe. É um dos cinco Registros Regionais da Internet no mundo.
LACNIC contribui para o desenvolvimento da Internet na região através de uma política ativa de cooperação, promovendo e defendendo os interesses da comunidade regional e colaborando na criação de condições para que a Internet seja um instrumento efetivo de inclusão social e desenvolvimento econômico para todos os países e cidadãos da América Latina e Caribe.
Contato para a imprensa
Carlos M. Martínez
E-mail: carlos@lacnic.net
Telefone: +598-2604-2222 ramal 4403