O LACNIC e a RedCLARA, em colaboração com IDB Lab, lançam a LACNet, a primeira rede global de blockchain em produção de nível empresarial

14 de fevereiro 2022

Como resultado da aliança entre a RedCLARA e o LACNIC, e em colaboração com o BID Lab no âmbito do programa regional LACChain, nasceu a primeira rede blockchain no âmbito global com permissão pública, em produção e de grau empresarial. Esta rede é baseada nos protocolos e experiência de LACChain e orquestrada pela LACNet, uma associação internacional neutra e sem fins lucrativos estabelecida no Uruguai para este fim. 

A LACNet vai permitir que organizações, governos e empresas se unam com seus projetos a uma rede com a garantia do nível de serviço exigido por este tipo de entidades interessadas. Trata-se de uma rede única por ser simultaneamente aberta, governada, regulada, ecológica e com foco na inclusão. 

A LACNet disponibiliza assim à região uma via digital segura para a implementação de soluções com base na tecnologia blockchain com potencial para atingir milhões de pessoas.

Isso, se considerarmos que a blockchain é uma das tecnologias emergentes com maior potencial de transformação de mercados e impacto na inclusão, por sua capacidade de garantir a propriedade de seus dados para populações vulneráveis, proporcionando-lhes acesso a serviços sociais, econômicos e financeiros e fornecendo uma identidade digital.

Nesse sentido, o LACNIC, RedCLARA e BID Lab unem forças para continuar promovendo o desenvolvimento de um ecossistema blockchain inclusivo, eficiente e seguro. Esta aliança visa expandir os benefícios desta tecnologia para todas as populações, organizações, empresas, comunidades acadêmicas e de pesquisa da região.

“O LACNIC se une com entusiasmo a este projeto pela contribuição que pode fornecer para a construção de capacidades e infraestrutura tecnológica da região”, acrescentou Oscar Robles, CEO do LACNIC.  

Por sua vez, Irene Arias, Gerente Geral do BID Lab, destacou que “essas são boas notícias para a América Latina e o Caribe, uma vez que a LACNet disponibiliza a primeira Rede Blockchain Global associada à governança da Internet que, sob sua operação sustentável, fará possível o aprimoramento do que já está sendo feito para beneficiar muitos outros milhões”.

Luis Eliécer Cadenas, Diretor Executivo da RedCLARA, disse: “Para a RedCLARA e suas redes nacionais de pesquisa e educação, este projeto é de grande importância pelo impacto que tem nos serviços que o setor educacional e científico requerem e que se baseiam nesta tecnologia”.

Por último, Matías Bendersky, representante do BID no Uruguai, país que busca se posicionar como um hub digital na região, comentou que “Isso representa uma grande oportunidade para promover a internacionalização de empresas e atrair investimentos do setor de tecnologia”.

Por mais informações, acesse lacnet.lacchain.net 

Ponto de contato: comunicacion@lac-net.net

CHK_LACNIC