O WARP do LACNIC publica relatório por seus 5 anos de gestão na segurança cibernética

Por ocasião de seu quinto aniversário, o WARP de LACNIC (Warning, Advice and Reporting Point) publica um relatório que coleta informações valiosas sobre seus primeiros cinco anos de trabalho.

Criado em 2014 para atender à crescente demanda da comunidade técnica, o WARL de LACNIC conquistou reconhecimento regional e internacional por promover capacidades de prevenção, detecção e resposta a incidentes de segurança nos territórios da região.

Ao longo desses cinco anos, o WARP treinou 800 profissionais especialistas em segurança cibernética da região e gerenciou 600 incidentes informáticos importantes na América Latina e o Caribe. Além disso, organizou 19 oficinas AMPARO na região, visando fortalecer e promover Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática – CSIRTS (por sua sigla em inglês).

A equipe do WARP do LACNIC publicou mais de 25 alertas de segurança perante eventos considerados críticos, em coordenação com outras organizações dedicadas à prevenção de ataques cibernéticos.

O trabalho profissional da equipe do WARP permitiu que ele se juntasse à elite mundial das organizações dedicadas à segurança informática.  Nesse sentido o LACNIC assinou acordos de cooperação com organizações de renome: FIRST, CERT.br, Message, Mobile, Malware Anti Abuse Working Group (M3AAWG), AntiPhishing Working Group (APW), Stop, Think & Connect (STC) e Team Cymru.

A rede formada com essas organizações internacionais "gerou um relacionamento mais próximo e mais confiável entre os membros, uma maior velocidade e eficiência na comunicação e uma troca frutífera de informações", acrescentou Martinez.

A gestão desses cinco anos do WARP foi baseada nos pilares promovidos pelo LACNIC de contribuir para uma Internet estável, aberta, em crescimento contínuo e, principalmente, mais segura.

Leia o relatório completo aqui (em espanhol).

CHK_LACNIC