Chamada para nomeação de candidatos para a seleção de um representante do ASO AC para o Comitê de Nomeações 2020 da ICANN

O Comitê de Nomeações da ICANN (NomCom) é responsável pela seleção dos oito membros da Diretoria da ICANN, dois diretores do (PTI) e de outras seleções estabelecidas nos Estatutos. (Veja Artigo 8, Seção 8.1).

O NomCom também está encarregado de nomear alguns membros do ALAC, do Conselho da ccNSO e do Conselho da GNSO. O NomCom complementa outros meios para preencher uma parte das principais posições de liderança da ICANN que são alcançadas dentro das Organizações de Apoio (SO) e dos Comitês Consultivos (AC).

Segundo os estatutos da ICANN (Artigo 8, Seção 8.2), o Conselho de Endereços da Organização de Apoio para Endereços (ASO AC) tem o prazer de convidar à comunidade dos recursos de numeração da Internet para nomear candidatos para o preenchimento de uma vaga no ICANN NomCom 2020 como delegado da ASO. O mandato do delegado selecionado será de um ano começando na reunião ICANN 66 a ser realizada em Montreal (Canadá) em novembro de 2019. (Veja Artigo 8, Seção 8.3).

Os estatutos da ICANN descritos acima podem ser acessados aqui:

https://www.icann.org/resources/pages/governance/bylaws-en/#article8

Compromisso de tempo do representante da ASO para o NomCom:

  • A pessoa deverá ter disponibilidade para participar de teleconferências mensais (geralmente às 15h ou 16h UTC). Deverá levar em conta que nos meses de abril, maio e junho de 2020, a carga de trabalho do comitê irá aumentar significativamente por serem os meses mais ativos do processo de avaliação de candidatos. Durante este período, a frequência das teleconferências aumentará (em geral, uma vez por semana com uma duração de até 3 horas).
  • A pessoa deverá participar (pessoalmente) de três reuniões da ICANN (66, 67 e 68) e de uma reunião intersessões (local definido pelo NomCom 2020). A ICANN fornecerá ajuda financeira para poder viajar a todas as reuniões.
  • A pessoa deverá poder participar da reunião de seleção do NomCom a ser realizada no final de junho de 2020 durante a ICANN68.

O NomCom da ICANN tem um conjunto de documentos com diretrizes e procedimentos que servem como referência e fornecem informações adicionais sobre o trabalho do NomCom.

O ASO AC irá selecionar o delegado respeitando o cronograma a seguir: 

  • Anúncio da chamada de candidaturas para o NomCom 2020 da ICANN: 5 de julho de 2019
  • Encerramento do período de candidaturas: 9 de agosto de 2019
  • Avaliação das candidaturas por parte do ASO AC: de 9 - 14 de agosto de 2019
  • Período de votação do ASO AC: de 15 - 21 de agosto de 2019
  • Anúncio do delegado selecionado: 22 de agosto de 2019

As  nomeações devem ser enviadas a secretariat@aso.icann.org até o 9 de agosto 23.59 UTC

CHK_LACNIC