Chamado a candidatos para ocupar um cargo na Comissão Fiscal de LACNIC

Resultado

De acordo com o estabelecido nos estatutos de LACNIC e no calendario deste processo eleitoral, entre as datas de 29 de julho e 5 de agosto de 2019, procedeu-se à votação online para a eleição do candidato a ocupar um cargo na Comissão Fiscal de LACNIC.

Finalizado o período de votação e sua correspondente auditoria por parte da Comissão Eleitoral e cada organização votante, o candidato eleito é:

  1. Aristóteles Dantas Gaudencio - Brasil

Resultado completo

Candidatos

Votos recebidos

%

Aristóteles Dantas Gaudencio

993

37

Lia Marcia Solis Montaño

430

16

Claudinei Silva Claudio

221

8

Marcos Pereira da Silva

208

8

Abstención / Abstention / Abstenção

204

8

Leandro Donizete Eloy

157

6

Miguel Antonio Palacios Gonzalez

136

5

Alex Matias Ojeda Mercado

128

5

John Cristian Guerrero Ocares

117

4

Mario Sergio Darruiz Junior

95

3

Quantidade de votantes: 1251

Total de votos: 2689

100

  1. Cantidade de entidades habilitadas a votar: 8571
  2. Cantidade de entidades que votaram: 1251
  3. Porcentagem: 14,6%

A Comissão Eleitoral de LACNIC tem a honra de confirmar a Aristóteles Dantas Gaudenciopara ocupar o cargo na Comissão Fiscal de LACNIC pelo período de 3 anos a partir deste momento e até finalizado o processo eleitoral do ano de 2022.

Nossas mais cordiais e entusiasmadas boas-vindas a Aristóteles e enorme agradecimento aos nove (9) candidatos que participaram. Sua iniciativa foi fundamental para este processo.

Atenciosamente,
Comissão Eleitoral de LACNIC

Por consultas à comissão, por favor escrever a membresia@lacnic.net

Quem pode votar e como?

  1. Entidades associadas: Ativo A e Sócio Fundadora
  2. Sem saldo pendente em seu estado de conta na data do encerramento da lista de votantes
  3. A votação será online através do sistema de eleições de LACNIC - artigo 25
  4. escala de votos vai desde o valor 1 até o 11 dependendo da categoria do associado (espaço de endereços que tenha alocado) - artigo 19
  5. Cada organização associada tem designado um representante institucional (o contato responsável pela entidade) na base de dados de LACNIC, quem receberá um e-mail com o link de votação de sua entidade.
  6. A veracidade e a atualização do nome e e-mail do contato responsável pela entidade, assim como das demais informações na base de dados de LACNIC, é de total responsabilidade de cada associado.

A Comissão Eleitoral de LACNIC apresenta os nove candidatos a este processo eleitoral

Candidatos Postulantes
Nome completo (sem abreviações) Organização País de cidadania País de residência Biografia e Critérios de Idoneidade Desejáveis Nome completo Organização Motivo da nominação
Alex Matias Ojeda Mercado Chilenetworks SPA  Chile Chile Respostas Autonomeação Chilenetworks SPA  Em todos estes anos participando em comunidades da Internet da região, desfrutei contribuindo, gerando conversas, debates, compartilhando conhecimentos e experiências, bem como aprendendo. Fazer parte da Comissão Fiscal foi sempre uma das minhas maiores aspirações. Eu acho que é uma parte muito importante da comunidade e devemos garantir que LACNIC seja uma organização DE e PARA a comunidade. Eu quero defender com força os interesses da comunidade por cima dos interesses individuais. Quero ser observador, crítico e contribuir em cada detalhe para construir a base organizacional que todos nós queremos e merecemos.
Aristóteles Dantas Gaudencio Enteriw Provedor de Internet LTDA Brasil Brasil Respostas Autonomeação Enteriw Provedor de Internet LTDA Pretendo continuar contribuindo por mais um mandato com o Lacnic e toda a comunidade, exercendo o papel de fiscalização e acompanhamento na Comissão Fiscal do Lacnic.
Claudinei Silva Claudio Onlive Telecom Ltda Brasil Brasil Respostas Andre Silva de Oliveira Onlive Telecom Ltda Estou nomeando o senhor Claudinei por ser uma pessoa capaz e respeitada, acredito que o mesmo irá somar muito ao LACNIC.
John Cristian Guerrero Ocares  Wircom S.P.A. Chile Chile Respostas Autonomeação  Wircom S.P.A. Solicitado pela associação de pequenos fornecedores da Internet e televisão no Chile.   
Leandro Donizete Eloy  EBF VAZ Industria e Comercio LTDA Brasil Brasil Respostas Autonomeação  EBF VAZ Industria e Comercio LTDA Sou responsável pela entidade de uma organização associada a LACNIC e acredito ter as competências necessárias para ajudá-los nesta empreitada.
Lia Marcia Solis Montaño Entel Bolivia Bolivia Bolivia Respostas Roberto Danilo Lanza Chavarria Hondutel A engenheira Solis é uma representante ativa da comunidade, profissional da área técnica dentro de sua instituição, também destacada em organizações como a ISOC no nível de seu capítulo local.
Marcos Pereira da Silva Liguenet Telecom LTDA - ME Brasil Brasil Respostas Autonomeação Liguenet Telecom LTDA - ME É sócio e se interessa por assuntos relacionados a tecnologia e informações.
Mario Sergio Darruiz Junior Sistemax Brasil Brasil Brasil Respostas Autonomeação Sistemax Brasil Sou mais que indicado e apropriado para acompanhar, scalizar e agir sempre pela lógica atribuída ao que se faz justo e correto.
Miguel Antonio Palacios Gonzalez Comcel Guatemala S.A.  Guatemala Guatemala Respostas Autonomeação Comcel Guatemala S.A.  Eu faço parte de LACNIC como representante de uma organização desde que LACNIC foi criado. Tenho experiência na área de IP há mais de 20 anos. Durante esse tempo tenho sido o promotor de iniciativas na rede local como implementação de MPLS, migração do mundo TDM para IP para a tecnologia de 3G Móvel posterior LTE e recentemente promovendo a migração do IPv6 no nível da minha organização e motivando o movimento IPv6 na Guatemala.
Acredito firmemente que LACNIC é um exemplo vivo de que a comunidade IP pode conseguir mudanças em nível global, fazendo-o da melhor forma possível desde sua área de influência, por isso estou interessado em participar muito mais profundamente da comissão de fiscalização para que tudo seja transparente para esta comunidade que é o bastão de LACNIC e se sintam mais motivados para participar e promover mudanças.

Acesse à lista de votantes desde processo aqui.

A lista de votantes indica as entidades habilitadas a votar.

Essa lista foi encerrada no dia 1º de julio de 2019 às 18 UTC e inclui todas as entidades de categorias Sócio Fundador e Ativo A (que não apresentavam saldo pendente em seu estado financeiro nessa data).

Processo eleitoral 2019

De acordo com o artigo 20 do Estatuto de LACNIC (ver o artigo completo aqui):

  1. “Haverá uma Comissão Fiscal composta por três membros.”

O candidato eleito ocupará o cargo por um período de 3 anos.

Importante:

A Diretoria recomenda que qualquer pessoa se abstenha de enviar propaganda eleitoral mediante mensagens massivas aos contatos obtidos da BD de LACNIC.

Assim mesmo, a Diretoria recorda que as listas de e-mails de LACNIC são para temas específicos razão pela qual estas listas não deverão ser utilizadas para o envio de propaganda eleitoral.

Segundo o artigo 26 do estatuto (ver artigo completo aqui), a Diretoria de LACNIC possui, além de outros deveres, a seguinte atribuição:

• " Regulamentar os critérios objetivos e detalhados das causas de incompatibilidade dos membros eletivos de LACNIC, assim como aqueles casos limites ou duvidosos.".

Os convidamos a acessar o Regulamento de Incompatibilidades, Capacidades e Idoneidades aprovado em fevereiro de 2018 pela Diretoria (ver ata da Diretoria aqui).

Calendário

Abertura do período de recepção de candidaturas:  30 de maio (às 18:00 UTC)

Encerramento do período de recepção de candidaturas:  1º de julho (até as 18:00 UTC)

Encerramento da lista de votantes (lista de organizações sem dívidas até à data):  1º de julho (até as 18:00 UTC)

Publicação da lista de votantes e da lista de candidatos (em ordem alfabética por nome):  5 de julho

Período de reclamações sobre a lista de votantes e os candidatos:  De 8 a 10 de julho (até às 18:00 UTC)

Prazo para as respostas às reclamações sobre a lista de votantes e os candidatos:  16 de julho (às 18:00 UTC)

Período para enviar perguntas ou comentários aos candidatos:  De 5 de junho a 26 de julho

Período de votação on-line:  De 29 de julho (das 18h UTC) até 5 de agosto (até 18:00 UTC)

Período de auditoria pela Comissão Eleitoral:  De 5 a 7 de agosto (até às 18:00 UTC)

Período para possíveis reclamações sobre a votação on-line:  De 8 a 9 de agosto (até às 18:00 UTC)

Prazo para respostas às reclamações sobre votação on-line:  14 de agosto (até às 18:00 UTC)

Publicação do resultado oficial:  9 de agosto (se não houver reclamações sobre a votação)

Quem pode ser nomeado e como?

  1. Cidadãos dos países ou territórios da região de cobertura de LACNIC que cumpram com o estipulado no artigo 20:

Para integrar a Comissão Fiscal existirão as seguintes incompatibilidades:

1. Não poderá haver mais de um membro que seja cidadão de um mesmo país ou território da região. Caso o candidato a ocupar o cargo tenha mais de uma cidadania, serão consideradas todas elas para avaliar uma possível incompatibilidade; se depois do momento da eleição algum membro viesse adquirir uma nova cidadania isso não será motivo de incompatibilidade;*

2. Não poderá haver mais de um membro vinculado por motivos de trabalho ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização e/ou a uma Sociedade vinculada a essa, radicadas ou não no mesmo país.

* Atualmente os 3 membros que compõem a comissão são do (pertencem ao, residem no ...) Brasil, México e Argentina, respectivamente. As organizações dos dois últimos países (México e Argentina) só podem nomear candidatos de outras cidadanias da nossa região.

  1. Através do contato responsável pela entidade de uma organização associada: Ativo A ou Sócio Fundadora.
  2. A organização que nomeia deve estar ao dia com o pagamento de sua associação.
  3. Postulados podem pertencer ou não à organização que envia a nomeação (auto nomeações estão permitidas).
  4. Cada organização pode nomear a somente um candidato por vaga.

Quem pode votar e como?

  1. Entidades associadas: Ativo A e Sócio Fundadora
  2. Sem saldo pendente em seu estado de conta na data do encerramento da lista de votantes
  3. A votação será online através do sistema de eleições de LACNIC - artigo 25
  4. A escala de votos vai desde o valor 1 até o 11 dependendo da categoria do associado (espaço de endereços que tenha alocado) - artigo 19
  5. Cada organização associada tem designado um representante institucional (o contato responsável pela entidade) na base de dados de LACNIC, quem receberá um e-mail com o link de votação de sua entidade.
  6. A veracidade e a atualização do nome e e-mail do contato responsável pela entidade, assim como das demais informações na base de dados de LACNIC, é de total responsabilidade de cada associado.

Mais informação sobre a Comissão Fiscal

Cargos
De acordo com o Estatuto Social de LACNIC, a Comissão Fiscal está formada por tres integrantes.

Atribuições e deveres

Aos três integrantes correspondem as mesmas responsabilidades e tarefas que se encontram no Artigo 27.

Mandatos e incompatibilidades (artigo 20):

  1. Seu mandato durará três anos
  2. Renovando-se parcialmente a cada ano um dos cargos
  3. Podendo seus membros serem reelegidos sempre e quando se observem os critérios de elegibilidade
  4. Não poderá haver mais de um membro que seja cidadão de um mesmo país ou território da região
  5. Não poderá haver mais de um membro vinculado por motivos de trabalho ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização e/ou a uma Sociedade vinculada a essa, radicadas ou não no mesmo país

Reuniões da Comissão Fiscal

A Comisión Fiscal se reune duas vezes ao ano. Em Montevidéu, onde se encontra a sede de LACNIC, e posterior a essa viagem se reunem novamente durante o evento de maio para a Assembléia de Membros.

Código de Conduta

Assim como os funcionários de LACNIC, a Comissão Fiscal está regido por nosso Código de Conduta.

LACNIC está certificado por SGS:SGS

Top CHK_LACNIC