Segurança na infraestrutura da Internet: rotação da chave KSK

LACNIC informa que em 11 de outubro de 2018, a ICANN irá implementar o plano de rotação das chaves criptográficas (KSK) da chamada zona raiz da Internet com o uso pela primeira vez da nova senha das extensões de segurança do sistema de nomes de domínio (DNSSEC).

Nesse dia, a nova KSK será usada para assinar pela primeira vez, começando às 16.00 UTC, dando assim o início do processo de rotação da chave.

Prevê-se que este processo finalize em agosto de 2019 com a supressão da antiga chave do equipamento nas instalações da ICANN dedicadas ao gerenciamento das chaves.

LACNIC recomenda que os operadores da região verifiquem e revisem seus servidores, e estejam atentos a possíveis efeitos colaterais e dificuldades que possam ocorrer, principalmente no dia 11 de outubro.

Na atualidade, 750 milhões de pessoas estão usando resolvedores de validação de DNSSEC que poderiam ser afetados pelo traspasso das chaves.  Se esses sistemas não tiverem a chave nova, os usuários finais que dependem deles não poderão ter acesso à Internet.

Por mais informações:

http://bit.ly/KSKLacnic30

https://www.icann.org/resources/pages/ksk-rollover

Guia rápido

Ou entre em contato com tecnologia@lacnic.net

CHK_LACNIC