Nicolás Antoniello

Nome do candidato

Nicolás Antoniello

Organização

ANTEL

País

Uruguai

País de Residência

Uruguai

Breve biografia do candidato

Resumo do Currículo e das atividades

Nicolás Antoniello é engenheiro formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade da República em Montevidéu, Uruguai, na área de Engenharia Elétrica (Telecomunicações e Eletrônica).

Há mais de dez anos que participa ativamente de inúmeras questões relacionadas às Telecomunicações e à Internet tanto na região quanto no resto do mundo. Desempenhou diversos papeis em fóruns e grupos de trabalho regionais, é autor de políticas regionais e globais referentes à gestão de recursos da Internet.  Ele realizou e ministrou vários cursos relacionados à área das Telecomunicações e Informática e participou de inúmeros projetos de Redes e da Internet, bem como desenho, operação, configuração, manutenção e atualização de equipamentos de redes, sistemas informáticos e centros de dados, conectividade local e regional para a Internet, distribuição de conteúdo, planejamento de capacidade, etc.

Desde 2004 foi docente na Faculdade de Engenharia da Universidade da República e na Faculdade de Engenharia da Universidade ORT em Montevidéu, Uruguai.

Entre 2003 e 2015, trabalhou como engenheiro em Antel, uma empresa de Telecomunicações no Uruguai, desempenhando vários papeis, tais como: Engenheiro no Centro de Operações da Rede Pública de Antel, Desenho e Planejamento de Rede na Divisão Técnica de Desenvolvimento, Estratégia Internacional da Internet na Subgerência Geral de Gestão Estratégica, Engenheiro Especialista na Divisão de Assessoria da Administração Geral e como Assessor Referente da Presidência da empresa.

É membro fundador do grupo IPv6 Task Force Uruguai, do grupo GOLD Uruguai da IEEE (organização onde trabalha há mais de 10 anos) e do Capítulo ISOC Uruguai da Internet Society; também é membro fundador e faz parte da Diretoria do grupo de Operadores de Rede e da América Latina e o Caribe (LACNOG), onde atualmente preside o Comitê de Programa.

Em 2008, obteve uma bolsa de LACNIC e completou as três fases do Programa de Capacitação da Governança da Internet (IGCBP) ministrado pela Organização Internacional Diplo Foudation (http://www.diplomacy.edu/), completando o curso "Foundation Internet Governance Capacity Building Programme", o curso "Advanced Internet Governance Capacity Building Programme" e a fase final de pesquisa, cujo trabalho foi apresentado na reunião anual do IGF (Hyderabad, Índia, em dezembro de 2008).

Entre maio de 2009 e junho de 2015, atuou como co-moderador do Fórum de Políticas Públicas de LACNIC, proposto por Antel e eleito pela comunidade durante três períodos consecutivos. Durante o evento LACNIC 18, por ocasião dos 10 anos da organização, recebeu um reconhecimento pela sua contribuição para a Comunidade e por seu trabalho como Moderador.

Em maio de 2010, foi selecionado pela ICANN e pela comunidade da Internet como Representante da Comunidade Confiável no papel do Backup Crypto Officer para o processo de assinatura da raiz do sistema DNS.

Em junho de 2010, é nomeado como delegado de ANTEL perante o UNIT (Instituto Uruguaio de Normas Técnicas) para integrar o comitê encarregado da adaptação e adoção a nível nacional dos regulamentos internacionais sobre as Tecnologias da Informação e Governo das Tecnologias da Informação.

Hoje é Assessor do Ministro e do Diretor Nacional das Telecomunicações no Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai.

Continua assistindo e participando ativamente de todas as reuniões de LACNIC LACNOG, bem como de outras organizações do ecossistema da Internet e das Telecomunicações (ISOC, ICANN, UIT, CITEL, etc.) nos quais, na maioria das vezes, participa como expositor em propostas, palestras e tutoriais.

Nome da pessoa que candidata

Pablo Cuello

Organização da pessoa que candidata

ANTEL

Motivo da candidatura

Há mais de dez anos que Nicolas participa ativamente de questões relativas à Internet tanto da região quanto do resto do mundo. Em particular, ele teve desde o início uma constante participação em LACNIC, no seu papel de moderador do Fórum de Políticas públicas, propondo políticas regionais e globais; trabalhando em questões de governança da Internet; ´participando no ministrado de tutoriais sobre roteamento, segurança, conectividade; bem como uma grande atividade em vários fóruns e âmbitos tanto técnicos quanto políticos. Passou grande parte do seu tempo contribuindo e acompanhando essas questões e impulsionando desde seus vários papeis o desenvolvimento do país e da região em todos os aspectos relacionados à Internet.

Mantém uma relação muito próxima com o trabalho e as tarefas de LACNIC, assim como conhece muito bem tanto os processos internos quanto as atividades e tarefas da organização regional. Também mantem um excelente relacionamento com a comunidade em geral, com todas as organizações que compõem o chamado ecossistema da Internet (regional e global), e com toda a equipe de LACNIC.

Por tudo o mencionado acima, eu acho que representa uma contribuição valiosa e, portanto, é um excelente candidato para fazer parte da Diretoria de LACNIC.

CHK_LACNIC