Instalam nova cópia do servidor raiz "L" em El Salvador

21 de Agosto de 2012

O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) assinou acordo com SVNet de El Salvador para instalar na cidade de San Salvador uma cópia do servidor raiz "L", administrado pela ICANN, um dos treze servidores do DNS originais e parte da infraestrutura básica da Internet a nível global.

A instalação dessa cópia de um servidor raiz do DNS em América Central vai permitir uma melhora significativa da conexão direta por parte dos usuários e provedores de serviços em El Salvador, e vai reforçar a estabilidade e segurança da Internet nesse país. Também vai expandir as possibilidades de uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos países da região.

Esse novo servidor será posto em andamento por meio de um acordo com SVNet, organização administradora de nomes de domínio país em El Salvador (.sv). O que se instala em El Salvador e uma cópia de um dos 13 servidores originais da Internet do mundo (dez nos Estados Unidos, dois na Europa e um no Japão), a técnica chamada anycast usada nesse processo permite a instalação de clones desses servidores que uma vez operativos não podem ser distinguidos dos originais.

Esta iniciativa faz parte do projeto +RAICES que o LACNIC vem impulsionando desde 2004, através do qual foram instaladas 11 cópias de servidores raízes na América Latina e o Caribe para melhorar o acesso à rede no continente e contribuir significativamente para a estabilidade da Internet na região e no mundo.

Até hoje, +RAICES tem permitido concretizar a instalação de 11 cópias em dez países da América Latina e o Caribe: oito cópias do servidor F (Equador, Chile, Argentina, Venezuela, Panamá, Curaçao, St. Maarten, Haiti) e três cópias do servidor L (Uruguai, Equador, El Salvador).

 

Para mais informações:

Proyecto + Raices

 

CHK_LACNIC