Foram premiadas seis iniciativas por contribuir com o desenvolvimento da Sociedade da Informação na América Latina e o Caribe

Montevidéu, 3 de julho.- Seis projetos que têm contribuído de forma significativa com o desenvolvimento da Sociedade da Informação na América Latina e o Caribe têm sido premiados hoje pelo Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA), segundo anunciado na Casa da Internet da América Latina e o Caribe.

Os projetos vencedores são da Argentina, Peru, Colômbia e um regional e foram distinguidos com o Prêmio FRIDA 2013 (programafrida.net) por seu aporte nas áreas de acesso à Internet, liberdades, desenvolvimento e inovação na região. Também receberam menções especiais propostas de El Salvador, Colômbia e Nicarágua.

Esta quarta edição do Prêmio FRIDA reconheceu, entre 63 projetos apresentados, aquelas seis iniciativas que durante os últimos anos, têm favorecido o uso das Tecnologias da Informação na América Latina e o Caribe.

Além disso, uma de cada quatro iniciativas concorrentes ao prêmio FRIDA também apresentou propostas de escalamento para receber apoio de até um total de US$ 6.000 para realizar novas atividades no marco de seu projeto. Sobre este ponto o júri vai notificar os vencedores no dia 15 de julho próximo.

O prêmio FRIDA é entregue pelo Programa FRIDA (Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe), uma iniciativa do LACNIC (Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe), com o apoio do IDRC (Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento), da ISOC (Internet Society) e da Agência Sueca de Cooperação Internacional (SIDA).

Os vencedores receberão, além do dinheiro para seus projetos,  assistência para viajar ao Pré-Fórum de Governança em Córdoba (Argentina) e ao Fórum de Governança da Internet em Bali (Indonésia).

VENCEDORES POR CATEGORIA

Acesso

Liberdades

Desenvolvimento

Dada a alta qualidade dos projetos recebidos nesta categoria, o júri decidiu compartilhar o primeiro prêmio.

Inovação

Projeto +votado+criativo

 

Cabe destacar, também, que houve menções especiais do júri para os projetos Matilti (Coletiva de Mulheres para o Desenvolvimento Local) de El salvador, Centro Virtual para a Transparência e Prestação de Contas da Sociedade Civiluna iniciativa regional, Capacitamos para salvar a infância: AIEPI virtual da Colômbia e o Sistema de vigilância para prevenir o Câncer da Mulher da Nicarágua.

CHK_LACNIC