Um novo serviço para melhorar o WHOIS convencional

LACNIC anuncia o lançamento de seu novo serviço Registration Data Access Protocol (RDAP), um sistema de consulta de dados de registros desenvolvido pelos engenheiros da organização para corrigir as deficiências existentes no whois tradicional.

O novo serviço padroniza tanto a forma de realizar consultas quanto o formato em que são entregues as respostas, bem como permite resolver problemas como a internacionalização das respostas (por exemplo, permite o uso de caracteres acentuados do espanhol e do português), e inclui a possibilidade de realizar consultas que incluam caracteres especiais.

"É uma nova forma de consultar a data dos registros com funções similares a WHOIS, mas com grandes avanços, melhorias e tecnologias modernas", informou Gerardo Rada, engenheiro de software e desenvolvimento da equipe da área técnica de LACNIC.

Esse serviço tem sido desenvolvido por técnicos de LACNIC para dar uma resposta unificada à comunidade da região na hora de procurar informações sobre os recursos de numeração (IPv4, IPv6 e ASN) designados tanto pelo LACNIC quanto por organizações membros do LACNIC em nosso WHOIS. Para desenvolver o serviço, os engenheiros de LACNIC contaram com o apoio do RIPE-NCC.

O serviço RDAP está baseado em protocolos desenvolvidos no âmbito do trabalho da Internet Engineering Task Force (IETF), trabalho em que os técnicos de LACNIC também participaram e realizaram contribuições ao desenvolvimento desses protocolos.

Gerardo salientou que o RDAP tem grandes vantagens sobre o WHOIS  tradicional: apresenta uma resposta padronizada e unificada, é mais fácil de usar ou integrar com outros sistemas e permite utilizar na busca outros idiomas além do inglês.

Além disso, LACNIC irá aplicar para o RDAP o conceito API Key, que consiste na entrega de "passes" que permitam os usuários, prévia assinatura de acordos que garantam o uso adequado das informações, obterem serviço WHOIS com diferentes níveis de serviço. "Poderão fazer maior quantidade de consultas, com acessos diferenciados. Está ideado para oferecer às diferentes organizações a possibilidade de aumentar a quantidade de consultas com serviços personalizados ou diferenciados", apontou Rada.

O novo serviço está disponível na página inicial de LACNIC.

CHK_LACNIC