Colômbia Hospeda a Reunião da Internet Mais Importante da Região

Em tempos de forte crescimento do tráfego da Internet na América Latina e o Caribe, a comunidade da região se reúne em Bogotá com seis encontros simultâneos.

Os especialistas da Internet mais destacados da América Latina e o Caribe vão se reunir em Bogotá em um encontro a ser realizado de 28 de setembro a 2 de outubro para analisar a situação das Tecnologias da Informação (TIC) na região.

Este ano, o encontro habitual do Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) conjuntamente com o Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe (LACNOG) vão incorporar durante uma semana reuniões de outras organizações que contribuem para o desenvolvimento da Internet: FIRST, LACTLD, Capacitação em Governança da Internet, LAC-i-Roadshow.

Espera-se a participação de mais de 400 profissionais, pertencentes às organizações líderes da Internet, bem como representantes de governos, setor acadêmico e sociedade civil.

De acordo com o último relatório de LACNOG, a Internet na região está crescendo em ritmo vertiginoso. Nos últimos dois anos houve uma forte entrada de banda larga móvel e uma boa parte dos países conseguiu cobertura LTE, o que levou a que o número de acessos móveis ultrapasse amplamente o número de acessos fixos.

Adicionalmente foram construídos vários cabos submarinos que contribuem com o aumento da capacidade para atender a Internet da região bem como melhorar os preços.

Durante o evento de Bogotá irá juntar-se novamente o Fórum Global de Resposta a Incidentes e Equipamentos de Segurança, FIRST, que será realizado na segunda-feira 28 de setembro em paralelo com cinco tutoriais técnicos.

Também será realizado o Peering Forum, um espaço que pretende oferecer a oportunidade de conversar e negociar acordos de interconexão e tráfego entre Provedores da Internet, Provedores de Conteúdo e Pontos de Troca de Tráfego.

A agenda de LACNIC 24–LACNOG 2015 inclui, entre outros, os atuais desafios à segurança informática, a Internet das coisas, um painel de infraestruturas críticas para a Internet e o processo de transição da custodia das funções da IANA.

LACNIC 24- LACNOG 2015 conta com a colaboração de .CO e o valioso apoio da Internet Society, NIC.br, Cisco, Google, Alcatel-Lucent, ICANN, Netflix, ifx Networks, NTT Communications, AMS-IX, Nexus Guard, OSI Hardware e Carrier Community.

Para mais informações acesse: http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic24

 

CHK_LACNIC