Netnod e LACNIC assinam Memorando de Entendimento

Netnod e LACNIC assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) sobre a implementação de servidores de nomes para o sistema de nomes de domínio na região de LACNIC.  O acordo foi assinado por Oscar Robles-Garay, Diretor Executivo de LACNIC e Kurt Erik Lindqvist, CEO de NETNOD em julho de 2015 a fim de aprimorar a colaboração entre Netnod e LACNIC no que refere à promoção da implementação de cópias do servidor de nomes raiz "I" na região de serviço de LACNIC.

Hoje existe apenas uma instância do servidor raiz "I" na América Latina e o Caribe.

LACNIC e Netnod já colaboraram anteriormente. Ambas compartilham uma mesma visão acerca do papel que as cópias dos servidores raiz devem desempenhar na segurança, estabilidade e flexibilidade da Internet.

"Estamos muito satisfeitos de ter assinado esse acordo através do qual LACNIC poderá continuar evoluindo a Internet em sua região. Nós também estamos orgulhosos de ser um dos parceiros de LACNIC", disse Kurtis Lindqvist, CEO de NETNOD.

Como resultado desse MOU, haverá um maior número de cópias do servidor raiz "I" em diferentes lugares da região, o que irá melhorar a redundância e a robustez do DNS na região de LACNIC. Isso faz parte dos objetivos do programa +RAIZES de LACNIC que promove a instalação de cópias anycast dos servidores raiz nos países da região. Assim mesmo, irá aumentar o selo dos serviços de DNS de Netnod em todo o mundo.

"Este acordo é o resultado de anos de trabalho conjunto com Netnod, portanto estamos muito satisfeitos com ele. Esse Memorando de Entendimento permite aproveitar a experiência de Netnod em nossas operações e em nossos esforços por manter uma Internet estável para a região de LACNIC", disse Oscar Robles, Diretor Executivo de LACNIC.

CHK_LACNIC