Declaração de LACNIC sobre o processo seguido pelo Grupo de Trabalho CRISP

Depois de ler os princípios acordados pela Diretoria de ARIN e tendo essa declaração como uma referência, a Diretoria de LACNIC pretende declarar que, da mesma forma que os nossos colegas de ARIN:

  1. LACNIC defende que o projeto de Acordo de Nível de Serviço do CRISP (SLA) seja concluído em breve, em concordância com os princípios do CRISP, e que se torne público de imediato.

  2. LACNIC acredita que qualquer comentário ou objeção relativos ao projeto de Acordo de Nível de Serviço ou aos princípios que estão subjacentes devem ser enviados ao CRISP publicamente, através da lista de correio (ianaxfer@nro.net), sem importar se esse comentário ou objeção foi originado nas organizações dos RIR, na ICANN ou em outros membros da comunidade.

  3. LACNIC acredita que os comentários recebidos devem ser coletados pelo CRISP, e que o CRISP deve facilitar a discussão de qualquer mudança proposta através de um processo aberto e transparente.

  4. Por último, LACNIC ratifica a necessidade de que o SLA do CRISP descreva o Princípio 6 - Rescisão do contrato caso o Operador dos Serviços de Numeração da IANA não cumpra com os termos do SLA ou não repare um incumprimento.

Também, tanto na sua próxima reunião habitual a ser realizada em maio 2015 em Lima (Peru) quanto através de seus diferentes meios de comunicação, LACNIC irá realizar sessões informativas para garantir que nossa comunidade conheça e compreenda todo o processo relacionado com a transição da IANA, incluídos o trabalho realizado pelo CRISP e esta declaração.
 
Isso é realizado para garantir a transparência e o processo de baixo para cima, seguido por LACNIC, um dos RIR participantes da proposta elaborada pelo CRISP.

Montevidéu, 16 de abril de 2015

CHK_LACNIC