Prêmio Trajetória

O Prêmio Trajetória é um programa de LACNIC que distingue profissionais consagrados no ecossistema da Internet na América Latina e no Caribe.

Os principais aspectos a ter em conta são destacados abaixo. Para mais informações, convidamos você a acessar:

 

Bases do Programa (Edição 2025)

Formulário de Nomeações

 

Objetivos

O programa destaca as conquistas de referentes que promoveram o modelo colaborativo, a inovação e a promoção de uma visão comum para o desenvolvimento da Internet na região. 

Desde a sua primeira edição, em 2009, o prémio foi atribuído a vinte referentes de catorze países, que trabalharam no desenvolvimento de capacidades técnicas, na promoção, utilização e geração de padrões de Internet, na promoção da conectividade e do acesso à Internet, na educação e inclusão digital, na governança, entre outras áreas.

Participação e nomeação

O Prêmio Trajetória tem uma chamada aberta e pública à comunidade para fazer nomeações. Para tal, os interessados deverão inserir as informações solicitadas através do formulário de nomeação dentro da data/hora de abertura e encerramento. 

Poderá ser feita uma ou mais nomeações para aquelas pessoas que atendam aos requisitos estipulados. O formulário solicita que você insira seus próprios dados, os dados do nomeado/a e as informações associadas à nomeação.

Acesse o Formulário de Nomeações

Requisitos para nomeação
  • Quem pode fazer nomeações?

Todos os interessados da comunidade podem nomear uma ou mais pessoas para o Prêmio Trajetória, inserindo as informações solicitadas no formulário.

  • Quem pode ser nomeado ao Prêmio Trajetória?

Abaixo você poderá encontrar os requisitos que serão levados em consideração:

  1. Impacto e resultados: O impacto concreto do trabalho do nomeado, associado aos critérios de avaliação (secção 6). 
  2. Contribuição e carreira: Ter pelo menos 50% de sua contribuição/trajetória profissional na América Latina e no Caribe, especificamente em territórios da área de abrangência do LACNIC. 
  3. Anos de experiência/trajetória profissional: Ter no mínimo 30 anos de experiência/trajetória profissional sustentada no ecossistema da Internet na América Latina e no Caribe.
  4. Referências: Ter referências válidas em sua nomeação. Serão corroboradas pela equipe responsável pela coordenação do programa.

Os nomeados que passaram na triagem interna, avançaram na avaliação técnica do Júri do Prêmio Trajetória.

Processo de avaliação
  • O processo de avaliação consiste em 3 fases:

    1. Triagem interna: determina se as nomeações atendem aos requisitos gerais estabelecidos. Os nomeados que atenderem aos requisitos gerais serão avaliados tecnicamente pelo Júri do Prêmio Trajetória. 
    2. Avaliação técnica: a cargo do júri do Prêmio Trajetória. Cada membro determina se as nomeações atendem aos critérios de avaliação técnica estabelecidos e atribui uma pontuação com base em um sistema de avaliação quantitativa.

    O sistema de avaliação gera uma média ponderada de todas as avaliações e uma classificação final, que será discutida pelo júri.

    1. Discussão final: o júri discutirá os resultados e a classificação final.
Critérios de avaliação técnica

Seguem abaixo os critérios da avaliação realizada pelo Júri de Prêmio Trajetória:

CRITÉRIO

DEFINIÇÃO

PERCENTAGEM

Contribuições para o Desenvolvimento da Internet na América Latina e no Caribe

Explicar como o trabalho do nomeado teve impacto e resultados concretos/específicos no desenvolvimento da Internet no seu contexto local e na região.



Isso poderia incluir:


  • Área geográfica
  • Desenvolvimentos técnicos e/ou produtos a nível tecnológico
  • Valorização/Melhoria nos serviços prestados
  • Desenvolvimento de conhecimentos a nível prático e/ou académico
  • Outros

35%

Liderança em Processos Regionais

Incluir exemplos que demonstrem a capacidade do nomeado de liderar iniciativas/programas e/ou processos para desenvolver e fortalecer a Internet em nível regional. 


Esta área poderia incluir a participação ativa e o posicionamento da comunidade de LACNIC nos processos e espaços regionais.

25%

Criação de comunidade

Descrever como a pessoa nominada tem colaborado com diferentes atores em objetivos comuns, visando a promoção da Internet, seja com a comunidade técnica, a academia, o setor privado, o setor público, a sociedade civil. 


Além disso, incluir exemplos concretos de participação ativa em espaços de construção comunitária: seja como referência, palestrante, voluntário ou outros.

25%

Impacto nos Usuários

Fornecer uma porcentagem estimada e descrever o impacto do trabalho realizado pelo indicado em uma determinada população ou usuários.


Descrever resumidamente a extensão dos benefícios gerados (direta ou indiretamente) na Internet e na sociedade em geral.

15%

Seleção

O processo de seleção está a cargo da Diretoria do LACNIC. Concluída a avaliação técnica do Júri, a Diretoria reunir-se-á para tomar conhecimento da classificação efetuada, bem como dos contributos elaborados pelo júri. A Diretoria do LACNIC definirá o indicado a ser premiado/a e/ou poderá considerar que os nomeados definidos no ranking, não apresentam as condições para serem premiados neste ciclo, declarando vaga a edição.

Frequência e data de entrega

O Prêmio Trajetória é realizado a cada dois anos. Caso seja selecionado um/a premiado/a, a cerimônia acontecerá durante o evento de LACNIC no mês de outubro.

Incompatibilidades

Não poderão ser nomeadas aquelas pessoas que, no momento da abertura do programa, tenham desenvolvido mais de 50% de sua trajetória profissional fora da área de abrangência do LACNIC. As seguintes pessoas também não podem ser consideradas para nomeações:

  1. Membros ativos da equipe de LACNIC no momento da convocação. 
  2. Membros ativos da Diretoria de LACNIC no momento da convocação. 
  3. Membros ativos das comissões de LACNIC ou membros do Júri do Prêmio Trajetória nesta convocatória.

Para ser considerado, o nomeado que tenha atuado em alguma dessas funções deverá estar sem exercício formal há mais de 12 meses no momento da nomeação.

Datas importantes

Abertura do período de nomeação: 14 de julho de 2025. 

Encerramento do período de nomeação: 14 de agosto de 2025 às 23h59 (UTC-3). 

Processo de avaliação e seleção: 15 de agosto a 15 de setembro de 2025. 

Anúncio do premiado/a (se aplicável): 6 a 10 de outubro de 2025.

 

Se você tiver alguma dúvida, recomendamos entrar em contato com trayectoria@lacnic.net

 

Júri do Prêmio Trajetória (Edição 2025)

O Júri do Prêmio Trajetória desempenha um papel essencial no programa, contribuindo com o seu tempo, conhecimento, experiência e disposição na avaliação de cada nomeado. Cada membro do Júri é considerado com base na sua trajetória profissional, experiência e envolvimento sustentado na comunidade e no ecossistema da Internet. 

A edição de 2025 inclui referentes – especialistas de diferentes áreas, organizações e países da região conforme detalhado abaixo:

  • Basilio R. Pérez (Brasil - LAC-ISP - Presidente)
  • Carolina Aguerre (Uruguay - Universidad Católica de Uruguay - Professor)
  • Flávio Amaral (Brasil - LAC Peering Forum - Co-Chair)
  • Luis Arancibia (Chile - LACTLD - Presidente do Conselho Diretivo)
  • Luis Eliécer Cadenas (Venezuela - RedCLARA - Diretor-executivo)
  • Luis R. Furlán (Guatemala - Universidad del Valle Guatemala - Premiado 2012)
  • Tomás Lynch (Argentina - VULTR LLC - Senior Network Architect)