WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Acordo para fortalecer sistema de roteamento da Internet

O Lacnic, Cisco System, AEPROVI e Andean Trade colaboram em projeto para garantir o sistema de roteamento e o direito de uso de endereços IPv4 e IPv6

Medellín, Colômbia, 9 de maio 2013 - O Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe, o Lacnic, Cisco, a Associação de Empresas Provedoras de Serviços da Internet, Valor Agregado, Portadores e Tecnologias da Informação do Equador, Aeprovi,  e Andean Trade anunciaram hoje um projeto conjunto para contribuir ao fortalecimento da tecnologia e da segurança no sistema de roteamento da Internet.

Nesse projeto, anunciado durante as sessões do LACNIC 19 em Medellín (Colômbia), essas organizações buscam gerar resultados e informações relevantes para garantir a cadeia de confiança do roteamento da Internet, começando no Equador e particularmente no NAP Equador (ponto de troca de tráfego administrado por AEPROVI).

Este projeto faz parte do programa global que o Lacnic está executando na região para o estabelecimento de um sistema de certificação de recursos da Internet que permita a todos os membros da organização demonstrar digitalmente que possuem o direito de uso de endereços IPv4 e IPv6.

O diretor executivo do Lacnic, Raúl Echeberría, salientou que todos "procuramos uma melhoria significativa na confiabilidade e segurança do sistema de roteamento da Internet". Acrescentou que cada passo é um importante elo "na cadeia de confiança que visa certificar que um recurso pertence a uma organização específica. Todas as organizações que utilizam essa mesma cadeia podem verificar o direito de uso de um recurso e identificar usuários maliciosos tentando sequestrar recursos ou se proteger de erros de configuração".

Roque Gagliano, Líder Técnico na Cisco, destacou que "melhorar a segurança do sistema de roteamento inter-domínio requer necessariamente a participação de várias organizações, e esse projeto é uma mostra pioneira de colaboração. Estamos felizes de poder aportar nossas tecnologias ao roteamento e à segurança para pontos de troca de tráfego e esperamos que as conclusões sirvam como um avanço para melhorar a segurança da Internet na região e no mundo".

Sobre o Lacnic

O Lacnic é uma organização não governamental sem fins lucrativos que administra o espaço de endereços IP e outros recursos associados em prol da comunidade da Internet na América Latina e o Caribe, provê serviços de registro de endereços IP e representa e promove os pontos de vista e interesses da região de defesa da Internet.

Acerca da Cisco

A Cisco, (NASDAQ: CSCO), é a líder mundial em redes que transformam o modo como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram entre si. Para mais informações acerca da Cisco acesse http://www.cisco.com. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.

Acerca de AEPROVI

AEPROVI é uma organização não governamental sem fins lucrativos que reúne provedores de serviços da Internet, operadores e empresas de TIC estabelecidas no Equador. Um de seus objetivos é garantir o progresso e o desenvolvimento da Internet dentro do território equatoriano. Para isso criou há doze anos o ponto de troca de tráfego da Internet do Equador (NAP.EC) e quer contribuir para a realização de um sistema de roteamento mais seguro.

Acerca de Andean Trade S.A.

Andean Trade S.A. é um integrador de serviços de telecomunicações com mais de doze anos de experiência no mercado equatoriano. Faz parte do grupo tecnológico Andrean, um holding especializado em equipamentos, serviços e soluções tecnológicas e setores de infraestrutura como o governo, finanças, negócios, educação, saúde, indústria, polícia, militares e empresas que prestam serviços de telecomunicações.

Top CHK_LACNIC