Acordo de Criação de LACNIC

23 de Agosto de 1999

Em Santiago do Chile, aos 23 dias do mês de agosto de 1999, reuniram-se as seguintes organizações:

  • AHCIET- Associação Hispano-americana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações,
  • CABASE- Câmara Argentina de Bases de Dados e Serviços On-Line,
  • CGIBR- Comitê Gestor da Internet no Brasil,
  • ECOMLAC- Federação Latino-Americana e Caribenha para Internet e o Comércio Eletrônico,
  • ENRED- Foro de Redes da América Latina e Caribe,
  • NIC-Mx- NIC México,

Representantes da maioria dos setores vinculados à Internet (acadêmicos, ISPs, comerciais, ONGs e registros IP nacionais). Estas entidades decidiram a criação de um Registro de Endereçamento de Internet para América Latina e Caribe (LACNIC) com o objetivo de fortalecer e promover o desenvolvimento da Internet na região. Para esse fim, constituem uma Diretoria Interina, incumbida de elaborar o estatuto de LACNIC, estabelecer políticas de administração do espaço IP de acordo com as atuais práticas nos RIRs existentes, convocar uma assembléia de fundação, no mais tardar em abril de 2000, e realizar todas as atividades necessárias para alcançar estes objetivos.

Também será estabelecido um Comitê Técnico para elaborar os procedimentos e políticas técnicas, o qual estará encarregado de organizar e supervisionar a operação interina. Além disso, a Diretoria Interina criará grupos de trabalho para apoiar o processo de organização. LACNIC terá procedimentos abertos para a participação das diferentes partes interessadas da região. LACNIC será uma organização sem fins lucrativos, baseada em membros.

Para a operação inicial, LACNIC utilizará a infraestrutura dos registros IP nacionais existentes, CG-BR e NIC-MX, no entanto a administração se dará de forma unificada. Haverá um processo de transição gradual dos atuais registros. Para que isso seja possível, LACNIC irá elaborar um plano de transição, que inclui uma estreita colaboração com ARIN e que está detalhado no documento anexo.

CHK_LACNIC