Prêmio Trajetória 2018

Para o pesquisador Michael Stanton

O pesquisador e cientista Michael Anthony Stanton recebeu o Prêmio Trajetória 2018 por sua contribuição para o desenvolvimento da Internet nos países da América Latina e o Caribe.

O Prêmio Trajetória é uma distinção concedida pelo Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) a personalidades que contribuíram para o crescimento de uma Internet aberta, estável e segura para o desenvolvimento da região.

Stanton recebeu o prêmio durante o encontro LACNIC 30  LACNOG 2018, que reuniu a comunidade da Internet da América Latina e o Caribe em Rosario (Argentina).

A Diretoria de LACNIC criou o Prêmio Trajetória em 2009 para distinguir personalidades cujas conquistas impactaram no desenvolvimento da Internet, tornando-se um exemplo para o resto da comunidade. Desde a sua primeira edição em 2009, o prêmio foi concedido a 19 líderes de 13 países.

O júri do Prêmio Trajetória 2018 que decidiu conceder a distinção para Stanton após um extenso processo de seleção, esteve formado por Ida Holz, Rodrigo de la Parra, Rafael Ibarra, Ben Petrazzini, Carolina Aguerre, Serby Wilson e Jesús Martínez.

O júri reconheceu as contribuições relevantes de Stanton para a comunidade da Internet da região.

Stanton atuou como Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Brasil.

Depois de obter seu doutorado em Matemática pela Universidade de Cambridge em 1971, lecionou em inúmeras e renomadas universidades do Brasil, incentivando o desenvolvimento de capacidades de redes de computadores locais.

Entre 1986 e 1993, promoveu capacitações e pesquisas sobre redes no Brasil, incluindo a criação da Rede Regional do Estado do Rio de Janeiro (Rede-Rio) e da própria RNP.

Trabalhou na construção da rede acadêmica Clara como membro da comissão técnica, promovendo a criação de comunidade e a colaboração acadêmica na América Latina.

Desde 2001 na RNP, liderou projetos colaborativos de redes de grande porte e implementou infraestrutura ótica moderna para fornecer serviços de alta capacidade para colaborações nacionais e internacionais.

Colaborou com o desenvolvimento da Internet no Brasil e na América Latina, através de grupos de trabalho de pesquisa acadêmica que geraram serviços inovadores para a RNP e membros da Rede CLARA.

O júri valorizou principalmente sua contribuição para a promoção do modelo colaborativo da Internet, o fortalecimento de habilidades técnicas e o uso e desenvolvimento de tecnologias da Internet.

CHK_LACNIC