Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL, visitou a Casa de Internet de América Latina e Caribe

Nesta quarta-feira, 03 de abril de 2013, Alicia Bárcena, Secretária Executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), visitou Lacnic e a Casa de Internet de América Latina e Caribe.

A Dra. Bárcena, acompanhada por uma importante delegação, foi recebida por Raúl Echeberría, Diretor Executivo de Lacnic, Pablo Bello, Secretário Geral de AHCIET e Sebastián Bellagamba, Diretor de Internet Society para América Latina e Caribe. A visita foi apropriada para que a Dra. Bárcena pudesse ter contato direto com uma experiência sem antecedentes ou comparações em outras regiões do mundo. 

"É uma honra para o Lacnic e para todas as organizações que fazem parte da Casa da Internet da América Latina e o Caribe, receber a visita da Dra. Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL. Promover o desenvolvimento social e econômico da nossa região está no cerne do trabalho realizado pelas nossas organizações, e esse encontro permite fortalecer os laços no trabalho conjunto de nossas entidades. Estamos orgulhosos da oportunidade de mostrar e compartilhar hoje nossa experiência inovadora e única de colaboração que é a Casa da Internet", salientou Raúl Echeberría, Diretor Executivo do Lacnic.

A Casa de Internet para América Latina e Caribe é um pólo político onde se concentram as sedes de organizações muito relevantes vinculadas ao desenvolvimento das telecomunicações, Internet e as tecnologias da informação e comunicação em nossa região: Lacnic, AHCIET, Internet Society, CLARA, LACTLD, LAC-IX, eCOM-LAC. A Casa de Internet que em breve será o lar de mais organizações, é um excelente exemplo de coordenação entre as instituições de diferentes características e com interesses diferentes, mas que estão sempre buscando o objetivo comum de trabalhar para o desenvolvimento da região.

"A região necessita de uma sociedade da informação mais ativa, mais diversificada e mais comunicada entre si, entre atores públicos e privados", comentou Bárcena, destacando a iniciativa que reune sete entidades do setor de Internet no continente.

É válido ressaltar que todas essas organizações têm uma importante ligação com a CEPAL, através do Plano de Ação para América Latina e Caribe (eLAC), da organização de atividades específicas ou da relação ao processo de diálogo sobre banda larga, entre otras experiências relevantes. A visita da Dra. Bárcena foi uma excelente oportunidade para fortalecer os laços existentes e a colaboração em iniciativas conjuntas ao serviço do desenvolvimento econômico, social e cultural da América Latina e do Caribe.

CHK_LACNIC