WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

DNS (FAQ)

Por que preciso registrar servidores DNS para os blocos designados a minha organização?

A delegação DNS para os blocos IP tem por objetivo permitir a resolução inversa, isto é, obter o nome associado a um endereço IP utilizado por algum computador.

Como registrar ou mudar os servidores DNS para resolução inversa de um bloco IP?

Além de administrar os recursos numéricos da Internet para a região da América Latina e o Caribe, LACNIC também é responsável pela delegação de resolução inversa a nível global.

Para delegar a resolução inversa do bloco, entre em www.lacnic.net, vá para a parte inferior da tela e clique no botão "Meus Serviços". Depois clique no botão "Sistema de Administração de Recursos".

Na tela seguinte, confirme a sua identidade usando o nome de usuário do contato administrativo correspondente a sua organização.

Assim que validado, identifique e clique no bloco IPv4 ou IPv6 que você deseja delegar.

Se quiser delegar todo o bloco, nesse caso o 201.219.252/22, clique no botão "Delega". Na tela seguinte, entre seus servidores encarregados da resolução desse bloco. Leve em conta que cada classe C que compõe esse bloco /22, isto é, os 4 blocos /24 neste caso, deverão estar configurados de forma correta no seu servidor.

Se quiser delegar um bloco menor, por exemplo, o primeiro /24 correspondente a esse /22, clique no botão "Expand" e amplie-o até o 201.219.252/24. Uma vez atingido, clique no botão "Delega". Na tela seguinte, entre seus servidores, primário e/ ou alternativo.

Para modificar os nomes dos servidores de resoluções inversas já delegadas, clique no botão "AltDel" e troque o nome dos servidores que quiser.

Leve em conta que os servidores deverão ser inseridos usando seus nomes de host, não seus endereços IP.

Para assistir um vídeo ajuda sobre este assunto, clique no seguinte link: http://youtu.be/VgeRRUEebgA

Que significam as mensagens que recebo sobre "Lame Delegation"?

"Lame Delgation" significa uma delegação DNS com problemas. Isso ocorre quando o servidor DNS registrado no banco de dados não tem informações corretas sobre o bloco IP ou o servidor DNS não é acessível por sistema de monitoramento do LACNIC e, portanto, provoca erros nas resoluções inversas. Será necessário que verifique a configuração de seu servidor de DNS.

Como verificar a situação dos servidores DNS responsáveis pela resolução inversa?

O WHOIS do LACNIC informa o estado da delegação DNS dos blocos IP e quais são os servidores configurados para responder a essa designação.

Essa informação está nos campos "nserver", "nsstat" e "nslastaa" das respostas do servidor whois quando se procura por um bloco IP.

O campo "nserver" indica que o servidor DNS que deve responder a delegação. O campo "nsstat" indica o estado da delegação, e "nslastaa" indica a data em que se verificou pela última vez uma situação correta nesse servidor. Para verificar que seu servidor responde com as informações corretas pode realizar um teste com a aplicação "dig" e ter como resposta um "NÃOERRO". Se obtiver um "NXDOMAIN" ou "SERVFAIL" seu servidor de DNS tem um erro de configuração.

dig soa @nserver delegacion.in-addr.arpa

dig soa @NS.LACNIC.NET 80.7.200.in-addr.arpa

+info

Porque o sistema indica erro quando tento registrar meus servidores DNS?

Isso pode ocorrer quando os servidores DNS indicados no sistema não estão ainda configurados corretamente para a resolução inversa do bloco IP.

O servidor DNS deve conter informação sobre todas as redes que compõem o bloco IP. Por exemplo, para um bloco /20, o servidor deverá ter informação sobre as 16 redes que o compõem. Para verificar seu DNS siga as recomendações da pergunta anterior.

Top CHK_LACNIC