Resumo diário - Quinta-feira

Bem-vindos ao quarto resumo diário das atividades do LACNIC 30 LACNOG 2018!

Durante a manhã, continuaram as sessões do Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe, LACNOG. Entre elas foi desenvolvido o painel Desafios de um IXP iniciante, no qual participaram Guillermo Osorio, Max Larson Henry, Edwin Salazar e Glenn Peace, moderados por Arturo Servín.

Confira os vídeos de todas as apresentações de LACNOG aquí.
 
À tarde, foram destaque dois paineis e um tutorial:

  • Painel: Geolocalização: desafios e possíveis soluções, durante o qual foram apresentadas algumas experiências de geolocalização dos IPs desenvolvidas por organizações como LACNIC, RIPE NCC e NIC.br. Da mesma forma, a Digital Element colocou os desafios e soluções que se apresentam na área da geolocalização.
  • Painel: Implementação da IoT, Conectividade e Soluções - o caso argentino, no qual foram apresentadas diferentes perspectivas sobre os desafios enfrentados pela implementação da IoT na Argentina.
  • Tutorial de Peering. Em que foram analisados os fundamentos, as relações de negócio e os aspectos técnicos da Troca de Tráfego, Peering e CDNs.

Outro destaque da tarde foi a entrega do Prêmio Trajetória, que neste ano foi concedido ao pesquisador e cientista Michael Anthony Stanton por sua contribuição ao desenvolvimento da Internet nos países da América Latina e o Caribe. O Prêmio Trajetória é uma distinção concedida por LACNIC a personalidades que contribuíram para o crescimento de uma Internet aberta, estável e segura para o desenvolvimento da região.

Obrigado por ler-nos,
a equipe de LACNIC.

CHK_LACNIC