Resumo diário - Terça-feira

Bem-vindos ao segundo resumo diário das atividades do LACNIC 30 LACNOG 2018!

A terça-feira 1° de maio começou com a cerimônia de abertura na que estiveram presentes:

  • Wardner Maia, Presidente da Diretoria de LACNIC
  • Ariel Graizer, Presidente de CABASE
  • Ricardo Patara, presidente da Diretoria de LACNOG
  • Agustín Garzón, Diretor de ENACOM
  • Hector Maria Huici, Secretário das Tecnologias da Informação e Comunicações da Nação Argentina.

Wardner Maia lembrou o evento LACNIC16, realizado em conjunto com o LACNOG em 2011 na cidade de Buenos Aires. Ele destacou o crescimento dos associados, de aproximadamente 2.000 em 2011, para os mais de 8.200 atuais, e o aumento na participação e interesse desses associados em todas as instâncias de LACNIC.

Após a cerimônia, deu início a apresentação do keynote speaker Hervey Allen. Em sua conferência, abordou a questão da conectividade no mundo e principalmente no Caribe, América do Sul e América Central. Além disso, ele falou sobre os modelos em uso de conectividade rural, bem como projetos de sucesso em cidades pequenas e médias, ofereceu conselhos sobre como melhorar a conectividade nos níveis regional, nacional e institucional. Finalmente, apresentou algumas tecnologias que estão em uso hoje e mencionou possíveis tecnologias do futuro.

Durante o painel “Tecnologias para pequenos ISPs”, foram apresentados os desafios técnicos e tecnológicos que o mercado impõe aos pequenos ISP e as ferramentas que utilizam para superá-los. Foram apresentadas experiências do ponto de vista cooperativo, de empresa privada e de associação. 

Ao mesmo tempo, foi realizado o primeiro dia do Colóquio Técnico do Fórum Global de Resposta a Incidentes e Equipamentos de Segurança, e à tarde foi realizado o fórum LAC-AAWG.  Este fórum reúne operadores de redes regionais e especialistas em anti-abuso para compartilhar suas principais preocupações relacionadas ao uso abusivo da infraestrutura da Internet. 

Fórum Público de Políticas

Às 11h30 local, deu início o Fórum Público de Políticas que durou até o final do dia.

Foram apresentadas as seguintes propostas:

Após cada proposta cumprir seu respectivo prazo mínimo de oito semanas de discussão inicial, os moderadores decidirão o consenso nas duas semanas seguintes e comunicarão à comunidade para dar lugar à última etapa de comentários, que abrange quatro semanas para as propostas que alcançaram consenso.

Após isso, os moderadores determinarão de novo o consenso no período de uma semana, e o enviarão a Diretoria de LACNIC para sua ratificação.

Por outro lado, os moderadores e os autores decidirão se uma nova versão será apresentada ou abandonada em propostas que não chegarem a um consenso.

Se quiser mais informações sobre as propostas, clique aqui: https://politicas.lacnic.net/politicas/list
Para cadastrar-se na lista de políticas: https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Para o final do dia foi anunciado:

  • A Ricardo Patara como membro do Conselho de Endereços da ASO (ASO AC) / Conselho de Números da NRO (NRO NC) em nome da região de LACNIC
  • a Juan Alejo Peirano como membro do IANA Numbering Services Review Committee (RC) em representação da região de LACNIC

Seus mandatos serão de 3 e 2 anos respectivamente, ambos a partir de 1º de janeiro de 2019.

Fique ligado nos resumos diários!

Obrigado por ler-nos,
a equipe de LACNIC.

CHK_LACNIC